10 alimentos saudáveis para o café da manhã que ajudam a perder peso
Não sabe o que comer no café da manhã para perder peso? Nesta lista, você verá 10 opções e seus benefícios. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Parece que um bom café da manhã nos permite um dia inteiro de energia, não é mesmo? Há quem pule essa refeição para manter a ideia do “jejum intermitente“. Mas, para outros, começar o dia sem esse momento precioso de desjejum não é a mesma coisa.
Confira, a seguir, 10 alimentos para comer depois de acordar caso o intuito seja perder peso, segundo informações do Healthline:
1 – Ovos
Muito se sabe que os ovos são aliados à saúde, visto que são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, incluindo selênio e riboflavina.
Uma pesquisa de 2017 descobriu que, devido à alta concentração de proteínas, os ovos podem ajudar a reduzir o apetite quando consumidos no café da manhã, o que pode colaborar com o emagrecimento.
2 – Iogurte
O bom e velho iogurte vem para contribuir com a perda de peso. A versão grega do alimento, em particular, oferece uma boa quantidade de proteína em cada porção, fazendo do produto uma alternativa inteligente para o desjejum.
Estudos mostraram que comer iogurte grego, especialmente quando combinados com uma rotina regular de exercícios e parte de uma dieta balanceada, auxilia no emagrecimento.
3 – Frutas vermelhas
As frutas vermelhas, além de prover vitaminas e minerais essenciais para o organismo, são fontes de fibras, o que pode ajudar a diminuir o apetite.
O consumo regular desses alimentos naturais também é capaz de reduzir as chances de se desenvolver diferentes doenças, incluindo as cardíacas e câncer.
4 – Toranja
As toranjas têm poucas calorias e alto teor de água e fibras — um combo perfeito para a perda de peso.
Uma pesquisa sugere que comer frutas cítricas auxilia na perda ou na manutenção do peso. Isso ocorre em razão da presença de polifenóis como a naringenina, presente na toranja, que são compostos poderosos na proteção do metabolismo.
Mas, atenção: ainda são necessários mais estudos específicos para o caso da toranja. E consulte sempre um médico antes de fazer o consumo dessa fruta, pois certos medicamentos podem interagir com o alimento.
5 – Café
O tão amado café preto também entra na lista de sugestões para o desjejum, pois contém cafeína, o que ajuda no emagrecimento por meio do aumento do metabolismo e da queima de gordura.
Se incorporado a uma rotina saudável de exercícios físicos e alimentação balanceada, o café se torna ainda mais potente para se alcançar os resultados. Mas fique atento à adição de açúcares na bebida, pois as calorias podem atrapalhar o processo.
6 – Kiwi
O kiwi é uma fonte importante de vitamina C e K, além de potássio. A fruta também é rica em fibras (apenas 180 gramas do alimento proporciona 19% das necessidades diárias).
Um estudo levantou que comer kiwi ajuda na redução da gordura corporal, bem como na melhora da pressão arterial e na diminuição da inflamação em pessoas com obesidade.
Foi demonstrado, ainda, que o ingrediente auxilia na saciedade e na diminuição do apetite e do açúcar no sangue. A fruta também atua como laxante natural, estimulando o movimento do trato digestivo para manter a regularidade.
7 – Chá verde
Basta darmos uma olhada nos suplementos de queima de gordura que haverá uma boa chance de encontrarmos chá verde na composição.
O ingrediente foi estudado profundamente pela capacidade de queimar gordura. Uma pesquisa de 2022, por exemplo, descobriu que pessoas que bebiam mais chá verde tinham menos gordura abdominal.
8 – Sementes de chia
Essas sementes são excelentes para suplementar o café-da-manhã, por serem ricas em fibras e absorverem água para formar um gel, que expande no estômago e ajuda a mantê-lo satisfeito por mais tempo.
As chias também têm muitas proteínas, o que reduz os níveis de grelina, hormônio responsável por estimular a fome. Além disso, um estudo de 2021 realizado com animais mostrou que esses ingredientes ainda podem ajudar o corpo a metabolizar a gordura melhor.
Algumas pesquisas adicionais com humanos descobriram que as sementes de chia auxiliam no suporte de perda de peso, enquanto outras sugeriram resultados conflitantes. Mais estudos são necessários para essa conclusão.
9 – Linhaça
Ainda na linha das sementes, as linhaças são repletas de fibra viscosa, um tipo de fibra solúvel que absorve a água para formar um gel no intestino. Estudos apontaram que a fibra solúvel é especialmente eficaz em retardar a digestão, o que pode ajudar a diminuir o apetite e, até mesmo, a ingestão de calorias.
10 – Oleaginosas
As oleaginosas (nozes, castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, avelãs e amendoim) são o equilíbrio perfeito entre fibras, proteínas e gorduras saudáveis para o coração. Adicioná-las à dieta balanceada é um truque para quem busca por emagrecimento.
Mas, cuidado: as oleaginosas também são muito ricas em calorias. Limite a ingestão a 28g, aproximadamente, por vez.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.