metropoles.com

Veja a programação cultural da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

O evento conta com diversas festas, além de cinema, arte e teatro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CARLA CARNIEL/ESTADÃO CONTEÚDO
PARADA GAY EM SÃO PAULO
1 de 1 PARADA GAY EM SÃO PAULO - Foto: CARLA CARNIEL/ESTADÃO CONTEÚDO

Esta é uma semana de grande comemoração! Na quinta-feira passada (13/06/2019), foi aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a equiparação da LGBTfobia ao crime de racismo e, no dia 23 deste mês, acontecerá a Parada do Orgulho de São Paulo, uma das maiores manifestações contra o preconceito de gênero do mundo!

O evento vai ser ainda maior, pois acontece em uma semana com feriado na quinta-feira (20/06/2019) somado à instigação que as pessoas têm sentido em se manifestar, reagindo à postura retrógrada do governo. E, para abarcar o máximo de diversidade, conta com uma programação ao longo de toda a semana. Vou destacar aqui alguns acontecimentos culturais e debates, abrindo mão de listar as festas. Elas também são importantes como pontos de resistência, porém, contam com uma agenda de divulgação própria.

De 8 de junho a 23 de setembro, acontece a exposição Devassos no Paraíso: o Brasil Mostra Sua Cara, de curadoria de João Silvério Trevisan, autor do livro “Devassos no Paraíso”. A exposição está no Museu da Diversidade Sexual, que fica na Estação República do Metrô, com entrada gratuita.

Programação

Há uma programação muito legal de teatro! “Somos Tão Jovens” é inspirado no espetáculo “Garotos”, de Leandro Goulart, no filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” e no livro “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles. A peça, que fica em cartaz até 23 de junho, está no Teatro Décio de Almeida Prado – o espaço transformou-se recentemente no  Centro Cultural da Diversidade, com curadoria de André Fischer, criador do Festival Mix Brasil. No dia 20 de junho, tem “Chama Festival”, formado com artistas trans, a partir das 14h, no Teatro Oficina.

No Teatro Oficina Cultura Oswald de Andrade, até o dia 26 de junho, de segunda a quarta, acontece a peça “Entrega Para Jezebel”, que relata a história de uma travesti que alterna seu tempo cuidando de uma criança durante o dia e trabalhando na rua à noite. Dias 20 e 21, no Teatro Décio de Almeida Prado, terá o monólogo “A Bacia de Proust”, ambos do escritor e dramaturgo Roberto Muniz Dias. E no dia 18, no Teatro Sérgio Cardoso, tem “Bug Chaser – Coração Purpurinado”, da Cia Artera, que discute o bareback e o bugchase (quando um homem saudável busca, deliberadamente, fazer sexo sem camisinha com outro HIV positivo para ser infectado).

Quanto ao cinema, tem programação grátis, como o filme “A Garota Dinamarquesa” (20/06/2019), e, dia 21, será exibido o brasileiro “Paraíso Perdido”. Em seguida, terá show com Jaloo, que também atua no longa. O evento é na Praça Victor Civita, às 19h.

Stonewall

Além de toda essa programação, eventos especiais vão rolar. No dia 20, às 9h, ocorre a Câominhada da Diversidade, na Praça da República, com a 19ª Feira Cultural LGBT de São Paulo. No mesmo dia, às 21h30, no Largo do Batata, rola a Parada Preta, com debates e apresentações de artistas LGBT+ pretos. E, no dia 21, às 17h, tem a 2ª Marcha do Orgulho Trans, no Largo do Arouche.

Finalmente, no dia 23, a partir do meio-dia, acontece o principal evento: a Parada do Orgulho LGBT, em comemoração aos 50 anos da revolução de Stonewall.

A parada – por mais que conservadores preconceituosos e alguns gays sem senso de coletividade ou de luta histórica tentem dizer – não é só festa. Mas também é festa, pois Stonewall aconteceu para a gente ter o direito de ser quem somos e amar como quisermos. E só quem já esteve em uma parada sabe como o sentimento de orgulho fica ainda por muito tempo depois de marchar ao lado dos seus iguais, sobretudo quem ainda se sente desprotegido.

Sempre viva à parada de São Paulo!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?