metropoles.com

Parada LGBT de Taguatinga traz programação variada a Brasília

Até domingo (12/8), a organização promove encontros e discussões importantes para a comunidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
NY Pride
1 de 1 NY Pride - Foto: iStock

Próximo domingo, dia 12 de agosto, acontecerá a 13ª Parada do Orgulho LGBTS de Taguatinga, com o tema “Tire seu voto do armário, vote LGBT”. Além do evento principal, ao longo de toda a semana há uma programação megaespecial.

“Aceitando a provocação da maior parada do mundo – a de São Paulo – estaremos divulgando a necessidade da mensagem de que o voto seja LGBT e não em branco”, afirma Michel Platini, presidente do Conselho de Direitos Humanos do DF e um dos organizadores do evento.

A semana começou, nessa segunda-feira (6/8), com a celebração da visibilidade lésbica, comemorada oficialmente em 29 de agosto. Nos dias 7 e 9, a partir das 19h, no Teatro da Praça, acontece uma das programações mais interessantes: a Oficina de Comédia Stand-up do grupo Mino Ria.

A ideia do grupo é oferecer exatamente um espaço seguro para minorias políticas terem seu local de fala na comédia, além de alertar aos humoristas da atuação com responsabilidade social no cenário do humor atual. O trabalho do Mino Ria pode ser conferido aqui.

Outro importante momento da semana será nesta sexta-feira (10), com o Encontro de Escritoras e Escritores LGBTs do DF, também no Teatro da Praça, às 19h. Terá a presença de Katiana Souto (autora do livro escura.noite); Débora Rita (Cartas para NegraLua); Beatriz Ferreira Aqualtune (Oju Oiyn, Okã Inã); Tatiana Nascimento Dos Santos e Marina Mara (poeta/artista da palavra falada). Além de Maria Léo Araruna, Pedro Ivo, Almir Gomes, Aharom Avelino e Jander Gomez.

Mas talvez o momento mais importante dessa semana ocorra nesta quarta-feira (8). Na ocasião, será assinado o tratado que garante o compromisso de candidatos às eleições de 2018 com questões prioritárias para os Direitos Humanos e consolidação da cidadania plena da população LGBT. Os pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal, Senado, Câmara Legislativa e Federal foram convidados.

A Parada em si, que acontecerá na Praça do Relógio, a partir das 13h, contará com as atrações musicais: Pedro Quevedo, Grupo Girassol, Drag Queen Lushonda, Drag Queen Dakota Overdoze, Marcos Smalls, Júnior Wellzz, Motielli e Grupo Tenn Royal. Além dos DJ’s Afronte, AfroBixas, Rey Torres, Nyra Paula, Maiana, LaBonita e Paulo Santos. Ou seja, um belo apanhado de artistas da nossa cidade que, junto à sua arte, fazem um importante trabalho de divulgação da pauta LGBT.

Ou seja, toda uma semana de programação para que a questão LGBT seja pensada de forma ampla e com atitudes concretas visando sua realização na prática. Afinal, dentro da sociedade em que vivemos, por mais que a barbárie queira nos dizer que ela está desacreditada, a política ainda é a forma civilizada de se buscar justiça social.

Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?