metropoles.com

Criminalização da homofobia é conquista vital para proteção dos LGBTs

STF retoma o julgamento da discussão nesta quinta (23/05). Caráter amplo da decisão pode corrigir injustiça histórica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
homofobia, parada LGBTS, brasilia
1 de 1 homofobia, parada LGBTS, brasilia - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

No dia 23 de maio (quinta-feira), o Superior Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento para decidir a equiparação da LGBTfobia ao crime de racismo. Quatro ministros já votaram a favor da criminalização, o que nos deixa muito perto de finalmente conseguirmos esta proteção da lei.

Devido à inércia do Poder Legislativo em trabalhar a favor desta parcela vulnerável da população, o STF tem cumprido seu papel constitucional de preencher a lacuna. Há mais de 20 anos, os projetos de lei que garantiriam uma vida justa para pessoas LGBTs não tramitam no Congresso. Resta à alta Corte – como ela vem fazendo – suprir estas injustiças.

O longo e completo voto do relator, ministro Celso de Mello, foi preciso ao relembrar como esta população foi maltratada pela Justiça do nosso país e de como ela sempre foi vítima de violência institucional e social. Não por acaso, os demais ministros votaram acompanhando o relator.

Aliás, para tentar barrar o julgamento do STF, bancadas conservadoras das casas legislativas estão tentando apresentar um projeto de lei, mas que não supre a nossa demanda. Isso porque eles preveem que a decisão terá um caráter mais amplo do que eles gostariam.

Porém, temos que destacar que nem todos os congressistas estão deitados em berço esplêndido enquanto o STF atua em nosso favor.

Na semana passada, dia 18 de maio, aconteceu na Colômbia o encontro de Lideranças Políticas LGBTI das Américas, tendo como representantes brasileiros o senador Fabiano Contarato, o deputado distrital Fábio Felix e as codeputadas estaduais e ativistas trans Rubeyoncé e Erika Hilton. Um ponto de destaque da lista de presentes é o número de LGBTIs falando por si mesmos. Não é mais a circunstância de simpatizantes. A voz agora é nossa.

E diante dessa onda conservadora em todo o planeta, eventos como esse são da maior importância.

Fiquem ligados aos movimentos que acontecerão no dia 23, como tuitaços e manifestações no STF. Lembrando ainda que junho é o mês do orgulho e o período em que acontecem as paradas da diversidade. Se já tiver terminado o processo no STF, a festa será ainda mais linda e com um grande motivo para comemorar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?