metropoles.com

Concursos públicos: dicas para aproveitar melhor o material de estudo

Estratégias de organização evitam gastos desnecessários e aumentam aprendizado do conteúdo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
redSEBOS
1 de 1 redSEBOS - Foto: Reprodução

A primeira providência que a maioria dos concurseiros acredita que deve ter para assumir o projeto de se preparar é comprar ou se matricular em um curso preparatório. Os materiais usados para aprender os conteúdos exigidos nas provas costumam ser, também, os investimentos financeiros mais altos, entretanto, se não forem bem aproveitados deixarão de cumprir o seu papel.

É bastante comum que, a cada novo edital, exista uma corrida para aquisição de mais videoaulas, livros e outros materiais físicos ou on-line, acreditando que, assim, aumentam as chances de aprovação. O resultado é um acúmulo considerável de cursos, documentos e cadernos de anotações que são esquecidos, mesmo cheios de informações que podem ajudar no aprendizado.

Esse ciclo negativo se repete em razão da crença de que, se a aprovação ainda não foi possível com aqueles itens, é necessário mudar ou acrescentar ainda mais aulas e textos para ler, recomeçando do zero, e desconsiderar todo o aprendizado acumulado até então. Quebrar essa regra pessoal começa no entendimento de que é impossível ignorar o que já foi aprendido – seja sob o aspecto das disciplinas, seja das estratégias usadas, ainda que a lição tenha sido sobre o que não repetir.

Para aproveitar melhor o que já foi investido, tanto financeiramente, quanto nas horas e na disposição para aprender, a coluna Vaga Garantida lista cinco dicas para usar melhor o que se tem.

1 – Faça um levantamento de todo o material

Antes de comprar qualquer novo conteúdo, reúna e avalie o que está guardado. Esse trabalho requer um tempo para juntar cadernos, livros e outros papéis, identificar todos os arquivos que estão no computador, bem como a validade de assinaturas e de acesso aos cursos on-line.

A partir do momento em que tudo estiver listado e classificado, quanto ao que é e onde está, será possível reconhecer o que está duplicado, desatualizado ou que não poderá ser mais aproveitado. Para cada item é definido um destino: lixo, arquivo – para usar para outros estudos -, doação ou venda.

2 – Digitalize anotações

Anotar é uma das etapas mais relevantes do aprendizado e se torna essencial para revisões bem direcionadas. O recurso mais usado – e mais eficiente para reter o que foi estudado – é o papel e caneta, entretanto, o acesso em um momento futuro pode ser comprometido se não houver uma catalogação do que for produzido ou um arquivamento de fácil alcance.

A tecnologia ajuda nessa etapa. Alguns aplicativos, como Evernote e OneNote, funcionam como cadernos virtuais que permitem reunir imagens, áudios, links e textos. Dessa maneira, digitalizar as anotações escritas, criando palavras-chaves para identificar o material, possibilita alguns benefícios, como: preservar os registros contra perda, sujeira ou outros danos que os papéis podem sofrer; acesso rápido, com sistema de busca e arquivamento em nuvem, que pode ser usado no computador com ou sem internet e também em smartphones e tablets; e redução do excesso de papel, caso não tenha espaço suficiente para guardar tudo.

3 – Crie um padrão de classificação

O plano de otimização só será eficiente se forem usados os mesmos termos e padrões de organização em todos os formatos de arquivamento. Isso quer dizer que as pastas no computador e as físicas, bem como as dos aplicativos, precisam ter a mesma ordem e classificação.

Nos cadernos e papéis de anotação, escrever na primeira linha a disciplina, tópico, nome do professor (se for o caso) e página ajuda na hora de guardar e de encontrar o assunto específico.

A sugestão é criar um rascunho das regras que serão usadas antes de aplicar, evitando retrabalho ou uma confusão ainda maior do material.

4 – Crie um plano de estudo detalhado

A partir da lista inicial do material, faça uma planilha para associar cada item do edital ao recurso que está sendo usado e à sua localização. Se em um primeiro momento essa atividade pode parecer trabalhosa, com o tempo, ela será a salvação para não perder tempo procurando ou dinheiro, comprando um item novo.

Em termos práticos, em um mesmo arquivo de planilhas é possível registrar todas as disciplinas, cada qual em uma aba. As colunas são distribuídas entre: item do conteúdo programático, material usado como fonte principal e secundárias (uma por linha), seguido de localização – capítulo de livro, página inicial do caderno, nome de arquivo, link de site – e, para otimizar o documento, inclua colunas de quando foram realizados simulados e revisões sobre o assunto.

5 – Use o mesmo material em formatos diferentes

Usar um resumo, para fazer um mapa mental, ou um áudio da aula, para criar um quadro comparativo, são exemplos de como um mesmo conteúdo pode ser explorado em mais de um formato. Dependendo de como for o canal de aprendizagem prioritário do concurseiro – auditivo, visual ou cinestésico – aproveitar melhor os recursos significa aumentar consideravelmente o aprendizado.

É esperado que aqueles que estejam estudando há mais tempo tenham dificuldade em reutilizar o que foi acumulado ao longo do período, entretanto, seguindo essas dicas, não só haverá economia, ao deixar de fazer novas compras, como reforçará o conhecimento já adquirido. Não importa o volume já acumulado, nem o tempo que levará para aplicar todas as sugestões, a prática da organização representa um ganho imediato e futuro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?