metropoles.com

6ª temporada de Orange is The New Black tem dramas e novas prisões

Produção acerta ao renovar o elenco e trazer uma dupla de vilãs incansáveis, mas repete fórmulas que deram certo em temporadas anteriores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Netflix/Divulgação
Orange_Is_the_New_Black_57678f_RC2
1 de 1 Orange_Is_the_New_Black_57678f_RC2 - Foto: Netflix/Divulgação

Trago boas novas: Orange is The New Black voltou a ser aquela série incrível vencedora de quatro Emmys. Com um bom equilíbrio entre drama, comédia e choque de realidade, a sexta temporada renovou – e enxugou – seu elenco, trouxe duas vilãs inesquecíveis e… apostou em estruturas bem-sucedidas anteriormente para fazer os 13 novos episódios funcionarem. Deu certo.

O fim da quinta temporada não deixou muita escolha aos roteiristas. Depois da rebelião, as detentas de Litchfield foram distribuídas em diversas prisões de segurança máxima. A história, é claro, segue a protagonista Piper (Taylor Schilling) e as mulheres direcionadas à mesma detenção que ela. A nova cadeia é dividida em quatro blocos, e dois deles, C e D, são comandados por uma dupla de irmãs rivais, Carol (Henny Russell) e Barb (Mackenzie Phillips).

As duas novas vilãs lideram uma guerra de gangues dentro da prisão. A premissa já havia dado certo na segunda temporada, com a rixa entre Red (Kate Mulgrew) e Vee (Lorraine Toussaint). Ao lado de comparsas igualmente perigosas em um contexto de segurança máxima, a tensão é palpável no meio da sequência – e não nos episódios finais, como é prática recorrente dos roteiristas da Netflix.

5 imagens
As novas personagens e a nova prisão dão fôlego à narrativa
Uzo Aduba brilha mais uma vez ao viver a amável Suzanne
Os louros desta temporada, no entanto, são todos de Danielle Brooks, que vive a injustiçada Taystee
A resolução da trama entre Piper e Alex levanta questionamentos sobre os rumos da série
1 de 5

Briga de gangues: as irmãs e rivais Barb e Carol já são inesquecíveis

Netflix/Divulgação
2 de 5

As novas personagens e a nova prisão dão fôlego à narrativa

Netflix/Divulgação
3 de 5

Uzo Aduba brilha mais uma vez ao viver a amável Suzanne

Netflix/Divulgação
4 de 5

Os louros desta temporada, no entanto, são todos de Danielle Brooks, que vive a injustiçada Taystee

Netflix/Divulgação
5 de 5

A resolução da trama entre Piper e Alex levanta questionamentos sobre os rumos da série

Netflix/Divulgação

É revigorante conhecer novas personagens e ver como as nossas personagens favoritas interagem em um ambiente consideravelmente diferente da prisão de segurança mínima. Ao mesmo tempo, concentrar-se em menos personagens (apenas 16 das detentas originais estão no elenco) rende fôlego ao desenvolvimento do roteiro. Ainda assim, a história focou-se, excessivamente, num jogo doentio de apostas dos guardas, em vez de se dedicar ao que todos queríamos ver: o desenvolvimento detalhado das investigações sobre a rebelião.

Vencedora solitária de dois dos quatro Emmys da série, a talentosa Uzo Aduba retorna a esta temporada com um nível de atuação que já faz valer assistir aos novos episódios. Mas o brilho, dessa vez, é todo de Taystee (Danielle Brooks). A personagem não desaponta em nenhum momento, mantendo-se positiva e amorosa com as amigas no tempo de maior dificuldade.

Pela crítica social necessária, o roteiro se encaminha para a conclusão mais dolorosa, injusta e real para a história da detenta. E, diferente da controversa morte de Poussey (Samira Wiley), o choque de realidade do julgamento de Taystee em contraposição com a libertação de Piper é um soco no estômago de quem acredita em meritocracia. Para se refletir, com seriedade, sobre encarceramento em massa e racismo estrutural.

Avaliação: Bom

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?