Precisamos falar sobre depressão pós-sexo
O problema tem nome e sobrenome: disforia pós-coito. Saiba por que, às vezes, bate aquela angústia, mesmo depois de uma boa transa
atualizado
Compartilhar notícia
Como você costuma se sentir depois de uma relação sexual? Algumas pessoas experimentam tristeza, estresse e uma angústia inexplicável. A depressão pós-sexo pode ocorrer inclusive depois de boas transas.
O nome oficial para essa melancolia inesperada é disforia pós-coito. A terapeuta sexual Denise Knowles afirma que esse não é um problema raro. “Não é incomum sentir-se triste depois do sexo. Não é necessariamente devido a um trauma ou arrependimento. Não significa, necessariamente, que algo sinistro está acontecendo”, explicou ao jornal Independent.
A explosão de hormônios no corpo após o sexo, incluindo endorfinas, oxitocina e prolactina pode ajudar a entender esse fenômeno.
“Ter relações sexuais é um ato extremamente íntimo e um orgasmo libera muitas substâncias. Esses hormônios caem após o pico do gozo e uma sensação de tristeza pode vir em seguida”, disse a terapeuta.
Estudo recente sobre depressão pós-coito realizado na Austrália pela Universidade de Tecnologia de Queensland revelou que 46% das 230 participantes do sexo feminino tiveram o problema “algumas vezes” no último mês. Os pesquisadores descobriram que a intimidade das relações não afetava essa reação.
Outra pesquisa, em 2011, apontou que um terço das mulheres pode sentir tristeza mesmo após fazer sexo considerado satisfatório. A terapeuta Denise Knowles enfatiza que o sentimento regular de angústia após o sexo não deve ser ignorado ou tratado como algo normal. Pode ser, inclusive, resultado de alguma repressão sexual do passado.
“Se você está se sentindo chateada (o) com frequência e não é apenas pela separação natural após o sexo, esse sentimento precisa ser explorado. Pode ser indicativo de um problema maior. Procure terapia sexual e aconselhamento. Pode ser um problema na relação como um todo.”