metropoles.com

Caso Caetano: entenda como traumas podem causar bloqueios na sexualidade

Terapeuta sexual explica como experiências e situações extremas podem causar mudanças estruturais e bloqueios na sexualidade de indivíduos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: btkstudio/Getty Images
Traumas e a sexualidade
1 de 1 Traumas e a sexualidade - Foto: Foto: btkstudio/Getty Images

Durante a Feira Literária de Paraty (Flip 2020), Caetano Veloso relembrou, em meio ao encontro com o escritor Paulo B. Preciado, as consequências que a ditadura militar trouxeram para sua sexualidade.

De acordo com o artista, que ficou preso durante 54 dias por ser considerado um artista “subversivo e desvirilizante”, o cárcere e o espaço muito masculino da prisão militar apagou nele a atração sexual e sentimental por homens. “Fiquei com uma rejeição sexual em relação à figura dos homens que eu não tinha”, disse.

Segundo o terapeuta sexual André Almeida, é comum que experiências traumáticas causem esse tipo de impacto na sexualidade das pessoas. Isso acontece porque a sexualidade, assim como várias outras áreas da vida, passa por toda a carga experiencial do indivíduo.

“Então traumas têm sim potencial de fazer com que um indivíduo crie resistência a uma prática sexual, ou mesmo à sexualidade em si. É possível alterar completamente uma estrutura sexual”, explica.

E se engana que é preciso algo do nível “prisão militar na ditadura” para causar alterações. Para André, a estrutura machista da sociedade atual, por si só, já é traumática o suficiente para os indivíduos e suas sexualidades.

“São impostos para homens e mulheres determinados padrões que às vezes vão contra o que é ser humano e aproveitar essa sexualidade de forma plena e tranquila, gerando assim alguns traumas e questões que perpetuam-se pelo resto da vida”, afirma.

Mas o terapeuta garante que, apesar de ser uma mudança estrutural profunda, a psicoterapia pode ajudar a redefinir diversas questões, principalmente quando se trata de traumas e experiências. A melhor saída é sempre procurar a ajuda de um profissional.

“A grande questão é que aquele trauma gera uma inflexibilização, uma rigidez no comportamento adaptativo, seja ele qual for. A psicoterapia pode ajudar nessa adaptabilidade, e a psicoterapia sexual pode ajudar no foco da sexualidade, do que é esse prazer, e das questões que levaram ao trauma”, indica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?