metropoles.com

Vomitar após comer é um distúrbio alimentar e não ajuda a emagrecer

Além de não evitar a absorção de calorias, devido à desidratação constante causada pelo vômito, o corpo ficará “inchado” piorando ainda mais seu problema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
espelho bulimia  maçã saúde
1 de 1 espelho bulimia maçã saúde - Foto: iStock

Bulimia é um distúrbio alimentar que afeta 4% da população mundial e está cada vez mais comum. Geralmente, quem tem a doença, ingere grande quantidade de alimentos, depois induz o vômito ou abusa de laxantes para provocar diarreia.

A ideia é tentar se livrar das calorias logo após a refeição para evitar o ganho de peso. Porém, vomitar para emagrecer é extremamente perigoso para a saúde, pois pode causar uma série de complicações. Além disso, o método não ajuda a perder gordura e pode, inclusive, deixar a pessoa mais gorda.

O que se vomita já está parcialmente digerido, ou seja, o organismo começa a absorver os alimentos  e as calorias a partir do momento em que entra na boca. Como apenas água é eliminada durante o processo, além de não emagrecer, provavelmente o corpo ficará desidratado. Os fluidos na alimentação, entretanto, têm muitos minerais e eletrólitos importantes que ajudam o coração e outros órgãos a funcionar corretamente.

Devido à desidratação constante causada pelo vômito, o corpo começa a armazenar muito mais água que o normal, deixando a sensação de “inchaço”. Isso dará a impressão de estar mais gordo, piorando ainda mais seu problema. Sendo que, em um estado de desidratação, o corpo está muito mais propenso a episódios de compulsão alimentar, já que a sede crônica confunde o cérebro, convencendo-o de que você está com fome quando, na verdade, está apenas com muita sede.

Estudos científicos comprovam que mesmo após o vômito, depois de comer compulsivamente, achando que esvaziou o estômago, seu corpo ainda continua absorvendo até 75% das calorias consumidas.

Acredite: vomitar só vai te fazer comer mais. Devido aos seus efeitos sobre os hormônios e os níveis de açúcar no sangue. É um ciclo vicioso que só deixa a pessoa mais depressiva e com a saúde ainda pior. Um psicólogo, um educador físico e um bom nutricionista são os profissionais adequados para realmente ajudar a perder peso e vencer a compulsão alimentar.

A autoindução dos vômitos pode causar vários problemas de saúde, como: danificar o esôfago, o tubo que transporta o alimento da boca para o estômago, fazendo com que as paredes do orgão fiquem inchadas ou até mesmo rasgue, causando dores insuportáveis.

E com relação aos laxantes e diuréticos o raciocínio é o mesmo: perda de líquidos e sais minerais. Esses remédios podem provocar desidratação, redução dos níveis de potássio, cálcio e magnésio no sangue. Podendo causar arritmias cardíacas, fraqueza muscular, cansaço constante e até mesmo parada cardíaca.

Não há discussão, as pesquisas científicas são unânimes em afirmar que essa atitude é extremamente danosa ao organismo e metabolismo de uma pessoa. Se você, está forçando o vômito para tentar perder peso, pode parar, não vai te emagrecer. E caso você não consiga, procure ajuda de um profissional. Isso é um problema sério e que, se não for tratado, pode levar à morte.

Aí vai uma playlist do djraasanderson para te encorajar a levar um estilo de vida saudável.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?