Treinamento em circuito é eficiente para o emagrecimento?
O circuito é um método interessante, desde que seja realizado de maneira intensa. Caso contrário, não passará de uma atividade recreativa
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se fala em emagrecimento, um dos métodos mais comentados é o treinamento em circuito. Caracterizado por intervalos curtos entre as séries e altas repetições, pode ser realizado apenas na musculação ou associando musculação e aeróbico (treino concorrente).
A eficiência do treinamento resistido depende principalmente da intensidade aplicada ao treino. Nos treinos em circuito, principalmente nos coletivos, é importante se atentar a intensidade aplicada. De nada adianta misturar aeróbico e musculação se não executar com intensidade aceitável.
Um estudo realizado por pesquisadores da área comparou dois tipos de circuito em alta e baixa intensidade. Foi constatado que o treino em alta intensidade foi muito mais eficiente tanto para perda de gordura quanto para ganho de massa muscular.
O circuito é um método interessante, desde que seja realizado de maneira intensa. Caso contrário, não passará de uma atividade recreativa e menos eficiente que a musculação tradicional.