Termogênico ajuda a emagrecer?
O nutricionista esportivo Felipe Marangon explica os reais benefícios do suplemento para a perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Quem está na luta para perder peso, normalmente, recorre a vários recursos. E os termogênicos estão entre eles, com a promessa de “queimar gordura” e acelerar o processo de emagrecimento.
Para esclarecer a real utilidade desse tipo de produto no emagrecimento, a coluna conversou com o nutricionista esportivo Felipe Marangon.
A cafeína é o ingrediente principal do suplemento. Ela tem o efeito de aumentar a disposição física, a concentração, o metabolismo e utiliza gorduras como energia. Além disso, a combinação da cafeína com outros ingredientes, como taurina, beta-alanina, L-carintina e extratos de ervas, prometem intensificar a perda de peso.
Felipe, no entanto, explica que, na prática, as coisas não funcionam bem assim. “Segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, os termogênicos aumentam no máximo em 20% o gasto de energia durante o exercício. A redução de peso alcançada com o auxílio desse suplemento está mais relacionada com a perda de água – desidratação — do que com a de gordura corporal. Em atletas de alto rendimento, os termogênicos realmente auxiliam na performance, porém, em desportistas recreacionais, não influenciam tanto na perda de peso.”
Para que a perda de peso realmente aconteça, é necessário a prática de exercícios aliada à dieta hipocalórica sempre prescrita por nutricionista. O mais importante é manter uma rotina alimentar equilibrada, diversificando todos os alimentos consumidos.
Procure auxílio de um nutricionista e educador físico para elaborar melhores estratégias para o seu processo de emagrecimento.