Açúcar pode fazer mais mal aos hipertensos do que o sal
Estudo comprova que o açúcar pode estar muito mais relacionado a essa doença do que o sódio
atualizado
Compartilhar notícia
O sal sempre foi considerado o grande vilão para quem é hipertenso, mas a ciência tem ponderado essa afirmação.
Estudo realizado nos Estados Unidos por médicos do Saint Luke’s America Heart Institute demostrou que a pressão alta está muito mais associada ao consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcar, do que somente à ingestão de sal.
A pesquisa revelou que grande parte do sódio na alimentação vem de itens processados. Excesso de açúcar e hipertensão andam juntos. Pesquisadores explicam que essa substância aumenta a pressão arterial porque inibe a produção de óxido nítrico, responsável pelo relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos. E aumenta também a quantidade de ácido úrico gerando maior absorção de sódio pelos rins.
Atenção: não estou aqui dizendo que o sal está liberado, porém, quero fazer um alerta. Não adianta reduzir sal e comer livremente produtos industrializados. Assim como outros minerais, o consumo de sal é importante inclusive na condução de impulsos nervosos e contração muscular. Porém, em quantidades adequadas, de 3g a 6g por dia.
Diminuiu o sal e a pressão continua alterada? Agora você já sabe que pode ser pelo consumo de açúcar. Tenha regularidade nos exercícios e adote hábitos alimentares saudáveis, assim você ficará longe desse mal.
Lembre-se que sua saúde é o seu maior bem!