Quero emagrecer. É melhor comer pão ou tapioca?
Nutricionista tira a dúvida e esclarece qual alimento traz mais benefícios ao organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma dúvida é bastante recorrente entre quem cuida da alimentação ou pretende começar a fazer uma dieta: é melhor comer pão ou tapioca?
Para responder a questão, convidei o nutricionista Sidney Veloso, especialista em alimentação. Veja o veredito!
Glúten engorda?
Depois que passaram a afirmar que o glúten engorda e deixa as pessoas mais inchadas, entre outros exemplos de possíveis efeitos negativos desse composto de proteínas no organismo, a tapioca entrou em cena como uma opção para substituir o pão, já que não tem o composto.
Vamos colocar os pingos nos “is”! Tirar o glúten da dieta não fará você emagrecer. Ele só deve ser retirado da alimentação de pessoas com doenças celíacas ou com intolerância à substância.
Tapioca tem menos fibras
O que é fundamental em uma dieta é o consumo de fibras. Elas proporcionam saciedade, melhoram o funcionamento intestinal e diminuem o acúmulo de gordura no tecido adiposo e no fígado. Tudo depende da qualidade nutricional do alimento.
Do ponto de vista médico, a goma de tapioca tem mais carboidratos, menos fibras, menos proteínas e um maior índice e carga glicêmica que o pão branco.
Embora a goma de tapioca tenha uma “aparência natural”, ela não deixa de ser uma farinha refinada. Avaliando essas questões, não seria vantajoso substituir o pão branco francês pela tapioca.
O que fazer, então?
Substituir o pão branco pelo do tipo integral, por sua vez, é vantajoso, desde que o primeiro ingrediente da lista de ingredientes seja a farinha integral.