Quanto tempo é necessário para obter resultados de emagrecimento?
Perder peso é um processo fisiologicamente lento, justamente porque não é algo natural ao organismo
atualizado
Compartilhar notícia
A pressa em obter resultados, na maioria das vezes, está relacionada não apenas à ânsia pelo objetivo em si mas também por associarmos ao processo de emagrecimento uma necessidade de condutas restritivas, desconfortáveis, difíceis e não sustentáveis.
É por isso que as perguntas principais são: “Quando poderei parar?”, ou “Quando poderei comer algo fora do plano alimentar?”.
Qualquer conduta que anteceda um prazo mínimo de 12 semanas para avaliar o começo dos resultados é precoce.
Há anos você vem se alimentando mal, utilizando industrializados e farináceos sem moderação. Por que essa questão seria corrigida em poucas semanas? Doze semanas é para começar. Depois disso é que vem a principal parte: a etapa da paciência, perseverança e disciplina!
Entenda: o emagrecimento é um processo fisiologicamente lento (embora a perda de peso possa ser rápida devido ao acúmulo de água e glicogênio mobilizado logo nas primeiras semanas) justamente porque não é algo natural ao organismo.
Como seres humanos, temos capacidade otimizada para armazenar energia em forma de gordura, e não para nos desfazermos dela com facilidade. Ou seja, se você pretende emagrecer, precisa entender que isso vai levar tempo.
Por isso é importante buscar ajuda de um nutricionista, para que o seu plano alimentar seja prazeroso, sustentável e com metas gradativas.