Qual o tempo ideal para trocar o programa de exercícios?
Quando o assunto é treinamento físico não existem receitas prontas. O que se deve levar em consideração são evidências científicas
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é treinamento físico não existem receitas prontas. O que se deve levar em consideração são evidências científicas.
Você é desses que acredita que se o treino não for mudado todo mês o seu resultado não será eficiente?
Esta constatação é interessante para aqueles que não têm muitas opções de máquinas e com isso não fazem muitas variações de exercícios e acabam se sentindo desmotivados por acharem que não terão o resultado desejado.Estudo publicado, em 2014, no Journal of Strenght and Conditioning Research (JSCR) comparou a variação e intensidade de treino de um grupo de pessoas durante 12 semanas. Os resultados demonstraram que a variação de exercícios não está associada a um maior ganho de massa muscular ou melhor performance física.
Entenda: o músculo responde a estímulos, ele não sabe que você ao invés de fazer supino na barra está fazendo supino com halteres.
O essencial para o resultado é ter frequência nos treinos, descanso adequado, alimentação balanceada.
E não se esqueça de dar o seu melhor durante a execução dos exercícios, foque na amplitude e treine sempre na intensidade máxima. Assim, você vai ter certeza que mudar de exercício só serve para não enjoar e achar que está fazendo algo novo.
Busque sempre um profissional qualificado para te orientar.