O quanto o metabolismo atrapalha no seu processo de emagrecimento?
Sedentarismo, alimentação inadequada, stress e falta de sono ainda são os principais fatores que dificultam a perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Você já deve ter ouvido alguém falar a seguinte frase: “O meu metabolismo é lento, por isso não consigo emagrecer”.
Talvez esteja na hora de parar de procurar culpados pelas nossas escolhas. Metabolismo lento é uma das principais desculpas dadas por pessoas com dificuldades para emagrecer. No entanto, não é necessariamente verdade. Pesquisas recentes mostram que indivíduos acima do peso têm o metabolismo de 29 a 38% mais acelerado.
Sedentarismo, alimentação inadequada, stress e falta de sono ainda são os principais fatores que dificultam o emagrecimento.
Mesmo com o passar dos anos, quando entra em ação a tendência natural de perder massa muscular (mais acentuada a partir dos 40/50 anos) e, consequentemente, desaceleração do metabolismo, é possível, com estímulos adequados, prevenir ou reverter o quadro.
Portanto, o culpado não é o metabolismo, mas, sim, o estilo de vida. Na maioria das vezes, é mais fácil responsabilizar algum outro fator em vez de assumir nossa parcela de culpa.
Com hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e rotina regular de exercícios, não existe metabolismo que fique lento.
Acelerá-lo está diretamente relacionado ao ganho de massa muscular, portanto, não devemos negligenciar os exercícios com peso.
Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.