Fique atento: deficiência de ômega 3 causa doenças
O corpo não consegue produzi-la sozinho, por isso, deve ser obtida por meio da alimentação ou de suplementos especializados
atualizado
Compartilhar notícia
O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. O corpo não consegue produzi-la sozinho, por isso, deve ser obtida por meio da alimentação ou de suplementos especializados.
As gorduras são importantes fontes de energia, dão sabor aos alimentos e são primordiais para a absorção, no intestino, das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K).
A deficiência de ômega 3 pode causar doenças e danos à saúde, como:
- Ganho de peso
- Problemas cardíacos
- Diabetes
- Artrite
- Pele seca
- Alcoolismo
- Tensão pré-menstrual (TPM)
- Doenças inflamatórias
- Cirrose do fígado
- Ansiedade e compulsão por doces
- Hipertensão
- Queda de cabelo
- Infecções frequentes
- Sede excessiva
- Má cicatrização
- Manchas na pele
- Rachaduras na pele
- Alergias
- Olhos secos
As principais fontes de ômega 3 são os peixes de águas profundas e geladas, como a sardinha, o arenque, o salmão e o atum. Além deles, as algas marinhas, as sementes de linhaça, de chia e as nozes.
Existem ainda as cápsulas, quando a ingestão via dieta não é suficiente, porém, devem ser consumidas sob orientação de um médico ou nutricionista.Pessoas com problemas de coagulação ou que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, devem consumir ômega 3 com moderação, pois, por reduzir agregação plaquetária, o nutriente pode causar sangramento.
Procure um médico ou nutricionista para se orientar quanto ao uso.