Exercícios físicos causam ou evitam varizes?
Muitas pessoas têm medo de praticar certos exercícios com receio de aparecer varizes a verdade, entretanto, não poderia ser mais distante
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas pessoas têm medo de praticar certos exercícios com receio de aparecer varizes (ou, em muitos casos, aumentar as já existentes). A verdade, entretanto, não poderia ser mais distante disso. Atividade física é uma das mais eficientes formas de prevenir e retardar a chegada desses vasinhos.
Se você tem a condição física e parou de pular corda, fazer musculação e praticar corrida, pode voltar atrás, pois essas modalidades são altamente indicadas.
Funciona assim:
O nosso organismo possui os chamados corações periféricos, que são estruturas que atuam no retorno venoso, ou seja, nesse processo o sangue que foi propulsionado pelo coração para os membros inferiores do corpo, é consequentemente bombeado através da panturrilha fazendo o caminho inverso “para cima” retornando ao coração.
Muitas vezes não é dada a devida importância para essa musculatura, que quando fortalecida melhora a função de bombeamento de sangue da panturrilha, sendo que, uma panturrilha fortalecida sem dúvida evita lesões e minimiza o impacto sobre os joelhos.
Como trabalhar esse grupamento muscular:
- Na musculação com exercícios de agachamento ou exercícios específicos
- Pedalando
- Pulando corda
- Subindo escada
- Correndo
- Caminhando
Evite:
Ficar muito tempo na mesma posição. Pessoas que ficam horas sentadas ou em pé tem mais propensão a desenvolver varizes. Pois, o sangue é impedido de circular corretamente fazendo com que muitas vezes no final do dia as pernas fiquem inchadas ou doloridas. Se este é o seu caso, tente caminhar algumas vezes para ativar a circulação e se possível coloque as pernas para cima para ajudar nesse processo.
A sugestão é praticar exercícios para se manter longe dos tão temidos vasinhos.
Aí vai uma playlist do djraasanderson para fazer o treino de quinta