Entenda por que o exercício de agachamento é tão eficiente
O movimento ativa uma série de grupos musculares e, por isso, deve fazer parte de qualquer programa de treinamento esportivo
atualizado
Compartilhar notícia
Considerado um exercício funcional, o agachamento é um movimento que deve fazer parte de qualquer programa de treinamento, podendo ser executado com barra, halter ou com o peso corporal.
O agachamento é completo, já que ativa uma musculatura utilizada no dia a dia, como por exemplo ao sentar e levantar ou subir escadas. Quando falamos da ativação, só de músculos ditos como “motores primários” temos os do quadríceps (reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio) em virtude da extensão do joelho.
Já os músculos da parte posterior da coxa (bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo) e os da região glútea são ativados por conta da extensão do quadril.
Também são estimulados os músculos da panturrilha (gastrocnêmios e sóleo), em razão de uma discreta mas existente flexão plantar, e os músculos eretores da coluna (na região lombar), devido a uma extensão do tronco. Isso tudo sem contar os estabilizadores dos movimentos (adutores, transverso do abdômen, entre outros).
Em relação à segurança, o agachamento torna-se uma excelente escolha por ser um exercício de cadeia cinética fechada e que envolve várias musculaturas e articulações que vão dividir a sobrecarga, ajudando a estabilizar o movimento.
Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.