Entenda por que é importante dividir o treino
Sem o descanso muscular adequado, a hipertrofia (ganho de massa magra) fica totalmente comprometida
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas pessoas têm dúvida sobre quantos dias na semana é preciso treinar a mesma musculatura para obter resultados e não sobrecarregar as articulações.
É necessário uma dose certa para você ter uma resposta positiva que, no caso, são seus resultados.
A periodização é fundamental. Trata-se de elaboração, organização e divisão dos seus treinos, com o objetivo de evitar lesões, otimizar resultados, poupar tempo e/ou preparar uma evolução para uma determinada data – caso de atletas em competições ou de pessoas comuns que almejam melhorias estéticas em um período x de tempo.
Sem o descanso muscular adequado, a hipertrofia (ganho de massa magra) fica totalmente comprometida. Além disso, muitas lesões musculares acontecem justamente pelo erro na dose entre treino e descanso.
Quanto maior sua disponibilidade semanal para treinar, mais dividido seu treino pode ficar e, consequentemente, mais curto e intenso ele será. Ou seja, você vai conseguir passar menos tempo na academia e, ainda assim, focar em um grupo muscular específico.
Quando me refiro ao descanso, não estou falando, necessariamente, de você não fazer nada. É simples: quando treinar membros inferiores, os superiores descansam, e vice-versa.
Não é necessário ficar sem fazer exercícios para descansar, mas você precisa se organizar para treinar na medida certa.
Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar!