Crianças e adolescentes podem fazer musculação
Pesquisas já desmistificaram que esse tipo de exercício compromete o crescimento
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar das pessoas acreditarem que alguns esportes aumentam a estatura e outros diminuem, não existem pesquisas que evidenciem tal afirmação. O fato de indivíduos altos jogarem basquete e baixos praticarem ginástica artística se deve tão somente a um viés de seleção no qual os atletas são escolhidos com base no biótipo que possa levá-los a melhores resultados.
Nessa mesma linha, por muito tempo, se disseminou a ideia de que o treinamento resistido, mais conhecido como musculação, não era indicado para crianças e adolescentes, pois poderia lesionar as placas epifisárias, ou seja, comprometer o crescimento. Esta afirmativa, entretanto, já foi desmistificada por pesquisas científicas.
O problema não está no treinamento de força. As causas da inibição do crescimento está associada com o elevado volume de exercícios de impactos articulares, contatos físicos e os deslocamentos rápidos. O que não é necessário nos treinos de musculação. Por isso, a importância do profissional de Educação Física para prescrever o programa de exercícios.
Para endossar os estudos, a Associação Nacional de Força e Condicionamento, a Sociedade de Medicina Desportiva e a Academia Americana de Pediatria, são unânimes em afirmar que as crianças e adolescentes podem ser beneficiados com um programa de treinamento de força, desde que seja corretamente supervisionado
Este tipo de treinamento previne, por exemplo, a obesidade, incrementam a massa óssea, diminuem a pressão arterial, aumentam a sensibilidade à insulina e melhoram a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, ajudam as crianças a manter o peso — ou auxiliam no processo de emagrecimento, dependendo do caso.
A força muscular é um requisito fundamental para desenvolvimento da maioria das atividades diárias de adultos, adolescentes e também crianças. Ou seja o treino de força, além de não prejudicar, pode trazer inúmeros benefícios para esta faixa etária.
Aqui listo alguns:
- Aumenta força muscular
- Promove crescimento físico
- Aumenta resistência muscular
- Diminui lesões e melhora a performance esportiva e atividades recreativas
- Estimula o desenvolvimento motor
- Aumenta a flexibilidade
- Aumenta a densidade mineral óssea
- Melhora o controle postural
- Aumenta o condicionamento físico
- Melhora a composição corporal (diminui gordura e aumenta massa muscular)
- Aumenta as adaptações bioquímicas (como maiores concentrações de sangue nos músculos durante e depois do exercícios).
Faça com acompanhamento
Deixo aqui expressa a sugestão da Academia Americana de Pediatria: a realização de treinamento de força e resistência para criança é benéfico desde que programados de forma adequada em termos de frequência, tipo, intensidade e duração. Para completar, segundo pesquisadores, estimular atividade física e o esporte durante a infância, contribui para que esses indivíduos continuem ativos na vida adulta, e consecutivamente tenham uma velhice mais saudável.
Portanto, não restrinjam as crianças de fazer esta modalidade de treinamento, mas exijam sempre profissionais qualificados e capacitados para acompanhá-las.
Aí vai uma playlist para você: Dj Raas Anderson: