Como evitar a perda de massa muscular com o avanço da idade
A condição, chamada de sarcopenia, acomete 15% dos brasileiros a partir dos 60 anos, chegando a 46% após os 80 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A perda de massa muscular é denominada de sarcopenia. O processo faz parte do envelhecimento. Em parte, é responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade.
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros tem sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.
Confira algumas dicas de como evitar a sarcopenia:
⠀
» Faça exercícios regularmente e tenha uma alimentação equilibrada com orientação profissional. Esses são os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia. As práticas de resistência são as mais eficientes, ou seja, invista na musculação. E na nutrição, consuma alimentos ricos em proteínas;
⠀
» Para pessoas saudáveis, é recomendável a ingestão de pelo menos 1 a 1,2g de proteínas por quilo de peso corporal ao dia. Principalmente para indivíduos na terceira idade que não tenham nenhuma contraindicação para isso. Busque ajuda de um nutricionista para ajustes individuais;
⠀
» Aos pacientes internados, é fundamental realizar os exercícios de fisioterapia e manter uma dieta rica em proteínas para evitar o aumento da perda da massa muscular.
⠀
» Tratamentos de reposição hormonal (testosterona, DHEA, GH, dentre outros) também são recomendados por especialistas. Todavia, é fundamental consultar médicos da área, pois a indicação é prescrita por meio de exames específicos para verificar a necessidade e as dosagens indicadas.
⠀
É importante você entender que exercício físico e alimentação saudável são a base para se ter saúde.