Brócolis: uma alternativa importante no combate ao câncer de mama
O alimento é benéfico para quem está fazendo o tratamento e essencial para quem já se curou
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, na cidade de Nashville, nos Estados Unidos, descobriram que o consumo de vegetais crucíferos, como couve, brócolis, repolho e couve-flor, pode ajudar no combate ao câncer de mama.
Cerca de cinco anos após descobrir o tumor, as que comeram 150 gramas de vegetais crucíferos por dia eram 42% menos propensas a morrer pelo câncer de mama – e 58% menos propensas a morrer por qualquer outra causa – em comparação com as mulheres que ingeriram menores quantidades de brócolis e couve-flor. Além disso, o maior consumo desse tipo de alimento pode diminuir em 19% as chances de o câncer de mama voltar.O estudo analisou cerca de 5 mil mulheres chinesas com idades entre 20 e 75 anos que foram diagnosticadas com câncer de mama, em qualquer estágio, no período de 2002 a 2006.
Esses vegetais contém grandes quantidades de compostos chamados isotiocianatos (glucosinolatos), que apresentam propriedades anticâncer. Um estudo realizado pelo Institute of Food Research (IFR), no Reino Unido, também atestou: comer três ou quatro porções de brócolis por semana pode evitar o crescimento do câncer de mama, doença que mais mata mulheres no mundo.
A recomendação é um consumo diário equivalente a 150 gramas.
Os crucíferos trazem inúmeros benefícios e são aliados na saúde, mas não substituem o tratamento médico, quando necessário.
Lembre-se: orientação profissional é muito importante.