Aprenda como evitar e lidar com a câimbra
Já aconteceu de você estar parado ou até mesmo dormindo e, de repente, a musculatura contrair seguida de uma forte dor? Isso é uma câimbra. Câimbra é uma contração muscular involuntária, súbita e dolorosa. Normalmente acontece pela desidratação (falta de água), problemas circulatórios, medicamentos diuréticos, suplementos alimentares, estresse e fadiga muscular, oriundo principalmente de atividades […]
atualizado
Compartilhar notícia
Já aconteceu de você estar parado ou até mesmo dormindo e, de repente, a musculatura contrair seguida de uma forte dor? Isso é uma câimbra.
Câimbra é uma contração muscular involuntária, súbita e dolorosa. Normalmente acontece pela desidratação (falta de água), problemas circulatórios, medicamentos diuréticos, suplementos alimentares, estresse e fadiga muscular, oriundo principalmente de atividades vigorosas.
Pode acontecer em qualquer músculo do corpo, mas os maiores, por serem mais exigidos, como as panturrilhas e coxa, sofrem mais.
E o que fazer no momento que sentir câimbra?
A primeira coisa é alongar o músculo posterior ao que está sofrendo a contração involuntária. Se a câimbra for na coxa, por exemplo, deve-se alongar o músculo posterior da coxa (atrás da coxa). Massageie levemente a musculatura, assim o calor aumenta e ajuda na circulação do sangue. Se necessário pode fazer compressa de água quente para ajudar a relaxar a musculatura afetada.
Como prevenir câimbras?
É primordial adotar uma alimentação rica em vitaminas, sais minerais e ter um bom condicionamento físico. Hidratar-se antes, durante e após os exercícios e fazer alongamento sempre que possível também é essencial. Pessoas sedentárias são mais acometidas por câimbras.
Segundo o nutricionista Sidney Veloso, esta lista de alimentos abaixo pode te ajudar a ficar longe desse desconforto muscular:
- Castanha do pará (no máximo duas por dia)
- Brócolis
- Feijão
- Lentilha
- Banana
- Abacate
- Arroz integral
- Laranja lima – um dos alimentos mais ricos em potássio
Porém, ele ressalta a importância de consultar um nutricionista para que ele adeque tudo isso ao seu plano alimentar, sem comprometer a sua saúde. Cada vez mais fica comprovada a importância do exercício e da boa alimentação na prevenção de doenças.