Compartilhar notícia
Em tempos de São João, impossível não se lembrar dos nordestinos e a grandeza que eles representam e sobretudo no ambiente virtual. Hoje o Nordeste tem uma qualidade enorme de produtores de conteúdo.
Eu arriscaria dizer que o nordeste é um berçário de talentos. De lá saíram nomes como Jorge Amado, Caetano Veloso, Maria Bethania, Rui Barbosa, Rachel de Queiroz, Castro Alves e renomados humoristas como: Chico Anísio, Renato Aragão, Fabiana Karla, Rossicléa, o icônico Tom Cavalcante e dezenas de outros nomes, mas como o foco desse editoria é falar dos artistas da plataforma de vídeos, impossível não citar o Whindersson Nunes, Tirullipa e o irreverente Carlinhos Maia.
A coluna sabe que neste ano o foco do YouTube será no nordeste brasileiro, justamente pela qualidade das produções e a diversidade de produtores. Conversei com João Mendes, hoje, nome de referência em agenciamento de artistas de internet no Brasil, e ele ressalta que “o nordestino representa muito o brasileiro, ele vive intensamente o dia a dia e transmite isso muito bem. Esse é o segredo do sucesso nas redes”.
Vale conferir:
Nascida em Fortaleza a pequena youtuber Valentina Pontes, com apenas 8 anos de idade vem ganhando cada dia mais espaço nas redes, com quase 20 milhões de inscritos. Juntamente com sua família, ela faz brincadeiras diárias e com isso inspira seus seguidores que estão se divertindo com suas produções na quarentena. Seria a Valentina a nova celebridade a dar um salto do YouTube para a televisão? Bom, talento ela tem de sobra.
Outro exemplo é dono de um sotaque nordestino misturado com o francês, o caririense de 26 anos Max Petterson, que mora na França há seis anos. Max relata de forma bem humorada sua estadia em Paris, sempre fazendo um link com as suas raízes nordestinas de uma forma muito sutil, tornando seus textos e roteiros muito bem produzidos e bem humorados. “O Cariri nunca saiu de mim e a França me ensinou muita coisa, então serei sempre a mistura dos dois, a alegria caririense com a sofisticação francesa. Acho que serei pelo resto da minha vida”, completa o youtuber.
Max foi para a capital francesa para estudar e lá desdobra sua vida em sua agência de turismo, sua faculdade de Teatro e suas produções para o YouTube. Atenção agenciadores, fiquem de olho neste talento.
Braulio Bessa, nascido em Alto Santo, interior do Ceará, já deu um passo além e conquistou seu espaço nas telonas, mas temos que lembrar onde tudo começou, e com muito amor, parafraseando o artista, foi no meio de tanta gente artista que ele desabrochou. O poeta cordelista faz sucesso com o seu canal.
Reportagem por Dan Beligoli.