Compartilhar notícia
O São João de Caruaru, em Pernambuco, já entrou no Guinness World Record como a maior festa a céu aberto do mundo. A cidade que praticamente vive das festas juninas vive um pesadelo: como sobreviver nesta pandemia?
Além da festas com transmissão virtual, tendência no momento, a solução encontrada foi arrecadar doações para as famílias que vivem dos eventos de São João. Com isso foi lançado o site São João Caruaru Solidário: http://www.saojoaocaruarusolidario.com.br/ No site as pessoas, além de poder doar valores em dinheiro, também têm a opção de comprar cestas de alimentos (48 reais) e de higiene (25 reais) para população.
“Os impactos são os mais graves. Nós deixamos de realizar o São João de Caruaru, que é tradição do Nordeste, e a maior do Brasil. A pandemia causou um impacto gigantesco econômica e culturalmente falando. Os artistas, cantores e bandas sofrem muito. Esse período é como se fosse o Natal e Ano Novo deles, é quando fazem o ‘pé de meia’. Tem artista que conseguia fazer 30 shows durante esse período. As bandas de pé de Serra faziam até 90 shows no mês de junho”, lamenta Rubens Júnior, presidente da Fundação de cultura e turismo de Caruaru.
De acordo com o São João Caruaru Solidário, a época do ano sustenta mais de seis mil trabalhadores diretos e 12 mil indiretos, entre artistas, artesãos, bacamarteiros, barraqueiros e serviços gerais e outros. Para manter a esperança que dias melhores virão e um dia o forró volte a animar Caruaru com muita gente dançando, os organizadores da tradicional festa junina acenderam no último final de semana o letreiro “Caruaru capital do forró”, um dos símbolos do principal polo do maior São João do Mundo.
Porém, a realidade segue sendo de silêncio pelas ruas da cidade que, respeitando um decreto estadual, não pode haver reunião com mais de dez pessoas. A pandemia fez a tradicional festa do povo nordestino migrar para dentro das casas. “É muito cedo falar em São João fora de época sem qualquer sinalização das autoridades sanitárias. Para se ter ideia, Salvador já fala em cancelar o Carnaval de 2021. Quem quer ajudar pode assistir as lives de artistas regionais em suas casas “, finaliza Rubens Júnior.