Compartilhar notícia
Com o isolamento social, muitas pessoas têm recorrido às lives no Instagram para os mais variados conteúdos. Contudo, o que intrigou esta coluna foi a recorrência daquelas com conteúdo pornográfico. Uma delas, com grande audiência durante a madrugada, é de Lucas Recife, que se identifica como professor de educação física nas redes sociais.
Lucas é conhecido por suas lives que começam todos os dias à meia-noite. Nelas, mulheres são convidadas para participar e tirar a roupa. Mas, como a política do Instagram derruba os perfis que compartilham nudez, o influencer não faz a live pela sua conta oficial. Durante a transmissão, Lucas Recife vai trocando de contas no Instagram, em uma tentativa de burlar as políticas do aplicativo.
Segundo fontes, após as lives, Lucas vende os perfis já que, rapidamente, eles ganham milhares de seguidores. Após ser procurado, o Instagram retirou as contas do ar e aproveitou para reforçar as regras para as lives no aplicativo.
“As políticas do Instagram se aplicam a todos os conteúdos dentro da plataforma, incluindo transmissões ao vivo. O Instagram não permite a publicação de fotos ou vídeos que tragam nudez, mostrem genitais ou imagens explícitas de relações sexuais. Os conteúdos em questão violam as nossas políticas e foram removidos. Contas que apresentem repetidas violações podem ser removidas do Instagram”, afirmou um porta-voz do Facebook, empresa que é dona do app. Porém, como Lucas mesmo diz em um vídeo, ele está sempre criando outros perfis para continuar transmitindo os conteúdos.
Também foi enviado um passo a passo de como denunciar transmissões ao vivo, caso o usuário acredite que elas estejam violando as Diretrizes da Comunidade do Instagram:
1. Toque ou clique em “…” ao lado de Comentar na parte inferior do vídeo.
2. Toque em Denunciar (no aplicativo do Instagram) ou em Denunciar conteúdo inadequado (no computador) e siga as instruções na tela.
Mais informações estão disponíveis em nossa Central de Ajuda”, afirmou a assessoria.