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E, não mais que de repente, quando a gente achava que nada de surpreendente e novo aconteceria nessa pandemia, que praticamente paralisou a indústria do entretenimento… Chega uma nova Manu Gavassi, (ainda mais) cheia de autoestima e com um humor refinadíssimo, para atirar na nossa cara um clipe em forma de curta metragem trazendo nova estética para música pop do Brasil.
Na última sexta-feira (21/8), Manoela Latini Gavassi Francisco lançou no YouTube um vídeo de 10 minutos e 21 segundos, que vai entrar para a história da juventude brasileira, chamado Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim. Não sei precisar se vai marcar a história da música (até porque a canção ficou em segundo plano), mas o vídeo em si já tem um enorme significado. Daqui a alguns anos, vamos olhar para trás e ver a Manu como a maior representante de uma geração autocrítica e consciente sobre seu papel na sociedade, e isso vai marcar o início dos anos 20 do século 21.
No vídeo introdutório da canção, Manu encarna um estereótipo de si mesma, ou pelo menos com características que muitos acreditam que sejam da própria cantora. Numa estratégia de marketing muito bem-feita, dias antes do lançamento do vídeo, patrocinada por uma marca de produtos de cabelos, Manu mudou suas redes sociais e passou a viver a personagem 24h por dia (na internet, que fique claro).
Malu Gabatti, a personagem, é uma diretora de cinema, “roteirista, atriz, loira, bilíngue, extremamente bem-sucedida e com uma vida amorosa que caminha em perfeita harmonia com a vida profissional”. Crítica ao extremo, a tal diretora é cheia de convicções absolutas, por exemplo, ter a certeza de que é totalmente fora de moda fazer making of em pleno 2020. Mas ela muda de opinião subitamente ao descobrir que o tal vídeo de bastidores está sendo patrocinado. A cada resposta rápida da personagem, uma forte crítica ao sistema e à cultura da internet e, lógico, à atual indústria da música.
Num diálogo épico, Malu e a engajada Gloria Groove discutem sobre o que o público quer ver nos clipes. “Talento, inteligência, afinação, abertura de voz, representatividade, militância…”. O silêncio da malévola diretora diz tudo. Não era nada daquilo que o brasileiro consome na música pop. Groove abre o roupão e com um leve sorriso, Manu dispara: “Nudez”. É o sacode que ela dá à juventude que só tem consumido na música pop aquilo associado à boa forma física.
Na verdade, a personagem Malu é a maior crítica de Manu. É o que a internet atual classificaria como hater. “Ficou três meses num reality show e não quer exposição?”, dispara Manu, quer dizer, Malu. Aliás, é importante ressaltar o brilhantismo da artista que soube transformar em arte uma experiência de vida pessoal, neste caso, o de passar três meses dentro do maior reality show da TV brasileira, o Big Brother Brasil. Raríssimos os artistas que conseguem este feito. E Manu fez sua arte com a inteligência de se autocriticar.
Outro ponto favorável é o elenco. Gloria Groove dispensa elogios e comentários. Ela é uma artista mais do que completa e isso ficou evidente no vídeo. E a presença de Chay Suede tem um enorme significado na história. Além de ser o galã jovem número 1 da TV no país, ele viveu um relacionamento na vida real com Manu e o término, apesar de aparentemente conturbado, foi superado por todas as partes, inclusive pelo novo amor do excelente ator, Laura Neiva. Isso sim que são jovens maduros.
O videoclipe em forma de curta metragem, com uma história que o antecede, teve como marco da história da música mundial quando Michael Jackson lançou, em novembro de 1983, o fantástico Thriller, que revolucionou de uma vez por todas a forma de se fazer um vídeo musical.
Bem menos pretencioso, no entanto, não menos relevante, tomada a devida proporção, Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim já atingiu mais de 5 milhões de visualizações em apenas 48 horas. Alguns pontos relevantes: não estamos falando de tão somente um clipe musical, mas de uma história de mais de 10 minutos de duração com alto engajamento e pouquíssimo dislike, menos de 1%. Isso mostra uma aprovação retumbante.
Mas uma história tão bem filmada e construída corre o risco de que a música fique em segundo plano por conta da duração do vídeo, contudo, isso em nada tira o valor da obra. Uma obra, aliás, que faz com que a gente, finalmente, se orgulhe dessa juventude pensante e criativa do Brasil, que começa a dar a sua cara agora através da incrível Manu Gavassi.