Compartilhar notícia
Hackear perfis com milhões de seguidores nas redes sociais tem se tornado cada vez mais comum. E esses piratas da internet estão bem ousados. Na última semana, Felipe Neto contou que está sendo processado pelo hacker que roubou a conta no YouTube do MC Negão da BL porque ele ajudou a recuperá-la.
“É a coisa mais inacreditavelmente bizarra que já aconteceu na minha vida sobre esses aspectos de briga jurídica. Há algumas semanas, o MC Negão da BL teve o canal dele do YouTube hackeado, trocaram a senha e tomaram dele. Não sei exatamente o que aconteceu, mas ele fez um vídeo chorando compulsivamente, foi onde ele cresceu, sabe? Decidi ajudá-lo e ajudei a recuperar o canal, ele conseguiu! O cara que tinha pego o canal me processou! Eu não sei mais em que mundo eu vivo”, desabafou Felipe na rede social.
A coluna conversou com outros influencers que já tiveram suas contas hackeadas e também com um profissional que deu dicas de como se prevenir deste tipo de crime virtual, que pode atingir mesmo quem não trabalha com plataformas digitais. “A primeira dica que posso dar é usar a autenticação de dois fatores. Também é importante trocar a senha periodicamente”, comenta Wanderley Abreu Jr., CEO da Storm Group.
A influencer Jaque Sobrinho e sua sobrinha, Valentina Sobrinho, foram vítimas de hackers no YouTube e no Instagram. As contas somavam quase 10 milhões de inscritos. “Me senti violada, exposta e vulnerável. Muito difícil trabalhar o tanto que trabalhei e perder o resultado de todo meu esforço e dedicação pelo mau caratismo de alguém”, comenta ela.
A criadora de conteúdo Gio Rodrigues é mais uma vítima. Ela perdeu sua conta e está sendo coagida pelos bandidos a pagar para recuperar o perfil com seus seguidores. “Gostaria que essas pessoas usassem a inteligência para o bem, para ajudar. Certamente precisamos. Criei uma outra conta, mas perdi muitos seguidores nesse processo.”, revela ainda chateada com a situação.
Para minimizar os riscos, a melhor forma de segurança é manter-se sempre atualizado e informado sobre as práticas mais comuns que ameaçam a segurança na internet. “Evite fazer login em dispositivos desconhecidos ou entrar em redes de wifi públicas”, ressalta Wanderley.
Confira 5 dicas de segurança para se proteger de hackers:
1) Faça backups;
2) Atualize seus dispositivos;
3) Crie senhas fortes e seguras;
4) Não compartilhe dados importantes;
5) Tenha um antivírus.