Compartilhar notícia
No dia 20 de outubro de 1990, entrava no ar a MTV Brasil, uma emissora com programação musical voltada para o público jovem, algo inédito no país. O primeiro clipe exibido foi uma versão de Garota de Ipanema cantada por Marina Lima, mas o canal fez história com sua liberdade para experimentar e a ousadia em levantar temas considerados tabus.
Astrid Fontenelle foi a primeira pessoa a aparecer na tela da MTV e deu as boas-vindas à emissora. Ela trabalhava na TV Gazeta e foi contratada logo no início do canal. Por isso, a apresentadora ajudou em toda a sua estruturação, desde a montagem do escritório até nos testes para outros VJs, já que era a única pessoa que tinha experiência com televisão.
Veja alguns dos VJs
Zeca Camargo também esteve presente nos primórdios da MTV. O jornalista escrevia sobre música para a Folha de São Paulo e, até então, não tinha o rosto conhecido. Quando foi contratado pela emissora, teve como referência Kurt Loder, apresentador da versão americana no canal, mas com liberdade para criar.
Edgard Piccoli foi o responsável pela primeira entrada ao vivo da MTV. Ele apresentou do estúdio a transmissão do show da banda Midnight Oil, que estava tocando no Olympia, em São Paulo, enquanto os repórteres Gastão Moreira e Fábio Massari faziam a cobertura diretamente do local.
Marina Person é a cara da MTV. Ela e João Gordo foram os apresentadores que ficaram por mais tempo no canal. Antes de se tornar VJ, Marina trabalhava como assistente de produção da emissora, já que tinha se formado em Cinema, e foi entrevistada pelo próprio Zeca Camargo para a vaga.
Sabrina Parlatore também é inesquecível no comando do Disk MTV. Um de seus programas mais marcantes foi a entrevista com Christina Aguilera, quando a cantora estava no auge do sucesso. Sabrina, que era modelo e não entendia profundamente de música, se tornou VJ graças a sua espontaneidade no teste de vídeo.
Thunderbird era uma das figuras mais irreverentes da MTV e a direção da emissora não costumava impor limites para as suas ideias. O apresentador criou o 121 Minutos, um programa gravado de madrugada nos locais mais inusitados que o VJ imaginava, como o Porto de Santos e o Rio Tietê.
Além dos citados, muitos outros nomes fizeram história na era de ouro da MTV Brasil. Chris Nicklas, Soninha Francine, Cuca Lazzarotto, Maria Paula, Sarah Oliveira e Chris Couto também eram rostos conhecidos de quem conseguia sintonizar a emissora no UHF ainda nos anos 1990. O canal com certeza marcou história até encerrar suas atividades em 2013.