metropoles.com

Renan Calheiros, que juntou o centrão com a esquerda, virou réu

Nem com a ajuda de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski o investigado conseguiu se livrar. Logo dirá: até tu, segunda turma?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O senador Renan Calheiros, como se sabe pela importância que a mídia lhe dá o tempo todo, é um dos homens mais importantes da República para a construção da prodigiosa obra de “engenharia política” que vai salvar o Brasil de todos os seus problemas, de hoje, amanhã e sempre – o “arco de alianças não-polarizadas de centro esquerda”.

É o que asseguram os maiores colossos da nossa classe intelectual-civilizada-liberal-etc. – segundo os quais estaremos todos com a vida ganha se as pessoas realmente responsáveis deste país conseguirem juntar numa mesma salada o PSDB, o centrão, Lula e o apresentador de televisão Luciano Huck. Não só eles, na verdade; eles e quem mais mostrar uma certidão negativa da Polícia Nacional do Bem, atestando um “nada consta” em matéria de “direitismo”.

O problema é que Renan continua sendo Renan, como centenas de outros, nesse bonde, continuam sendo o que são. No seu caso, isso significa nove inquéritos criminais junto ao Supremo – algo que seria de importância zero, para os “engenheiros políticos” da Grande Aliança Moderada, se não fosse o inconveniente de que uma denúncia de corrupção contra ele, finalmente, foi aceita.

Pior: a denúncia foi aceita, por 3 a 2, na tenebrosa “Segunda Turma” do STF, por onde nem Átila, o “Flagelo de Deus”, ou Judas Iscariotes, ou outras figuras dessa mesma galera, teriam a menor preocupação em passar. Até tu, “Segunda Turma”? Pois é: nem nisso um investigado por ladroagem de primeira classe pode confiar hoje em dia no Brasil.

O fato é que Renan, o elo perdido na evolução que junta Lula e o “centro democrático”, não conseguiu escapar de uma turma onde despacham Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. É dose.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?