metropoles.com

O povo não é idiota. Sabe que polícia é o bem, e bandido, o mal

É óbvio que policiais erram. Mas as pessoas sabem que não há um bandido sequer que esteja a favor da população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
viatura
1 de 1 viatura - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Está claríssimo para a maioria dos brasileiros, há muitos anos, ou desde sempre, que polícia é uma coisa boa e bandido é uma coisa ruim.

As pessoas não são idiotas. Sabem, é óbvio, que policiais erram, podem tratar mal o público, não investigam nem reprimem como deveriam os crimes cometidos e cometem, eles próprios, uma série intolerável de atos criminosos.

Mas sabem, também, que não existe um único caso de bandido que esteja a seu favor – e que qualquer policial, no fim das contas, é melhor que qualquer criminoso.

O presidente Jair Bolsonaro, por um fenômeno até agora não esclarecido pelos nossos esclarecedores de questões nacionais, foi o único político de primeira grandeza no Brasil a entender esse fato evidente da vida – e por isso, em grande parte, virou presidente da República.

Bolsonaro acaba de apresentar seu esperado projeto reforçando a proteção jurídica para policiais e para as forças armadas em ações de combate ao crime – sim, porque nos últimos anos todo o esforço das nossas autoridades judiciais e legisladores vem sendo na direção exatamente oposta. Em sua visão do mundo, o grande problema da criminalidade do Brasil é a polícia, e não o bandido.

O novo projeto, que agora entra na sua Via Crucis no Congresso, pretende consertar, tanto quanto possível, essa aberração. Vai ser uma batalha: “oposição”, boa parte da mídia, “movimentos sociais” e todo o resto estão prontos para tomar partido contra as forças da ordem e a favor das forças do crime – continuam convencidos que, “politicamente”, esse tipo de posição é essencial na sua luta de “resistência” à direita.

Ficam todos indignados, depois, quando a população mostra que prefere o presidente aos assassinos, ladrões e estupradores.

* Este texto representa as opiniões e ideias do autor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?