TJDFT define lista tríplice para desembargador do TRE. Veja os nomes
Dos 48 membros do Tribunal Pleno, 36 participaram da votação nesta sexta-feira (26/07/2019). Bolsonaro baterá o martelo
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) definiu nesta sexta-feira (26/07/2019) a lista tríplice para o cargo de desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). Dos 48 desembargadores do Tribunal Pleno, 36 participaram da votação que estipulou os advogados Diego Barbosa Campos, Francisco Amaral e Júlia Albuquerque para concorrer à vaga deixada por Jackson Domenico. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), escolherá um entre os três.
Campos é defensor do ministro da Economia, Paulo Guedes. Procurador de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF), Amaral é filho do desembargador aposentado José de Campos Amaral. Júlia Albuquerque atua no contencioso cível, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela é cunhada do secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha, ex-ministro do governo de Michel Temer (MDB).
Quinto constitucional
Há outro processo correndo para uma vaga no Judiciário, de desembargador do TJDFT. Em 2 de agosto, o Conselho Pleno da OAB-DF vai reduzir a lista de 33 candidatos formada pela entidade para 12 postulantes. Eles disputarão os votos da advocacia em processo de consulta direta. Na mesma sessão, os conselheiros vão julgar eventuais pedidos de impugnação.
Atualmente, cerca de 44 mil advogados e advogadas estão em atividade, segundo a OAB-DF. Podem votar no processo aqueles que estavam em dia junto à seccional no início do processo de escolha do desembargador, deflagrado em abril. Os seis nomes mais votados pela classe serão referendados pelo Conselho Pleno.
A lista sêxtupla será encaminhada ao TJDFT. Cabe ao órgão reduzir os seis nomes a uma lista tríplice, que também será enviada ao presidente da República para indicação do novo desembargador.