metropoles.com

Servidor: sindicato pede que GDF revogue compensação do recesso

Documento foi protocolado na Secretaria de Economia pelo Sindireta-DF e sustenta que medida inédita do Buriti é prejudicial aos servidores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Representantes de funcionários públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) protocolaram documento na Secretaria de Economia, nessa terça-feira (26/11/2019), para pedir que o Executivo reavalie a exigência de compensação do recesso de fim de ano. A solicitação foi apresentada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do DF (Sindireta).

A medida ocorre logo após o anúncio feito pelo Palácio do Buriti de que seguiria o mesmo formato adotado pelo Governo Federal. “Estamos pedindo a reconsideração do recesso de Natal e Ano Novo. Até porque, essa compensação vai inibir que os servidores saiam às compras. Sinceramente, essa medida nos causou estranheza”, comentou Ibrahim Yusef, presidente da entidade.

Veja o documento:

Reprodução/Sindireta

Segundo Yusef, desde o comunicado do GDF, as redes sociais dos trabalhadores foram tomadas por críticas. “O telefone do sindicato não parou. Ninguém achou justo”, acrescentou o sindicalista. “Nunca na história do DF nos cobraram a reposição. Sempre foram dados os dias de folga”, enfatizou.

Embora o Palácio do Buriti afirme que ainda não tomou conhecimento do teor do pleito, o secretário de Economia, André Clemente, disse que pedirá acesso ao material. “Seguimos o mesmo formato da União, mas nada impede que analisemos o pedido”, disse à coluna.

Publicação

A edição dessa terça-feira (26/11/2019) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) trouxe detalhes sobre o recesso de fim de ano. Os funcionários públicos serão divididos em duas equipes a partir de 23 de dezembro.

A primeira turma trabalhará de 23 a 27 de dezembro. A segunda atuará entre 30 de dezembro e 3 de janeiro de 2020. “Deverá haver revezamento entre os servidores nos dois períodos comemorativos (…), preservando os serviços essenciais, em especial o atendimento ao público”, diz o documento assinado pelo secretário de Economia, André Clemente.

As datas seguem o expediente adotado pelo governo federal. A portaria para os servidores nacionais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 25 de setembro.

O servidor poderá compensar as horas do recesso a partir da data de publicação da portaria e até 29 de maio de 2020. Quem não “compensar as horas usufruídas em razão do recesso sofrerá desconto na sua remuneração, proporcionalmente às horas não compensadas”, diz a portaria da União.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?