Saúde fiscaliza entrega de 145 mil testes da Covid-19 da União para o DF
Os kits foram destinados a 25 regiões administrativas e acompanhados de 50 microleitores, que agilizam diagnósticos do novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, fiscalizou a distribuição e estoque de testes rápidos e do tipo PCR-RT (cotonete) para detecção da Covid-19. O Ministério da Saúde doou, na última semana, 145,5 mil testes e 50 microleitores – aparelho para agilizar o diagnóstico da doença – para 50 unidades básicas de saúde localizadas em 25 regiões administrativas.
Durante a visita a uma unidade do Cruzeiro Velho, o titular da pasta constatou o abastecimento dos kits que estão disponíveis para a população da região. “Todas as pessoas que apresentam a síndrome respiratória aguda podem procurar as nossas unidades para a realização desses testes”.
Segundo Okumoto, “os testes são de alta qualidade e que estamos acompanhando por meio do Lacen, que fez a validação com o nosso gabinete”. Os testes tiveram a aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a Secretaria de Saúde, os testes são aplicados em pessoas que apresentam quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, perda do olfato ou do paladar. Em crianças, além dos sintomas anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
No caso dos idosos, “consideram-se também critérios específicos de agravamento desmaios, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e perda de apetite. Na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia), presentes”.
Veja a distribuição no DF: