metropoles.com

Saúde do DF ganha equipamento para ampliar capacidade de testes de Covid-19

Doação foi feita pela empresa JBS ao Ministério da Saúde, o qual escolheu o DF como um dos 21 entes federativos a serem contemplados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geovana Albuquerque/Agência Saúde
Equipamento doado ao Lacen-DF para diagnóstico da Covid-19
1 de 1 Equipamento doado ao Lacen-DF para diagnóstico da Covid-19 - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde recebeu a doação de um equipamento laboratorial para análise de material genético e que consegue, de forma automatizada, extrair cerca de 190 amostras moleculares por hora. A máquina será usada para o diagnóstico do novo coronavírus em exames do tipo RT-PCR, mais conhecido como o teste do cotonete.

O aparelho foi doado pela empresa JBS ao Ministério da Saúde, o qual indicou o Distrito Federal como um dos 21 entes federativos a serem contemplados com a tecnologia.

“Hoje, nós já dispomos de equipamentos que fazem a extração do material genético. No entanto, este doado consegue atuar de forma mais rápida, o que nos permitirá ampliar a quantidade de amostras analisadas por dia”, explicou Grasiela Araújo da Silva, diretora do Labortatório Central da pasta (Lacen-DF).

De acordo com a secretaria, o extrator é utilizado como parte inicial das etapas de análise e a amostra feita através do swab é preparada e inserida neste aparelho para que possa ser extraído o material genético (RNA) do vírus.

Após essa etapa, o material coletado é levado a um outro equipamento que o Lacen já possuí, chamado de termociclador em tempo real (RT-PCR), que é o que realiza a detecção e identificação do Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

“Existem vários métodos utilizados para realizar a extração DNA e RNA, inclusive processos manuais. Então, quando podemos lançar mão de um equipamento para fazer este processo de forma automatizada, podemos dar maior qualidade e celeridade aos processos e aliviar o trabalho humano, evitando o desgaste profissional”, disse Grasiela.

Material biológico

Além da Covid-19, a coleta do DNA ou RNA é fundamental para a investigação e o diagnóstico de muitas doenças. A extração acontece a partir de materiais biológicos como sangue, saliva, células epiteliais e urina, por exemplo. Por isso, o equipamento doado auxiliará no diagnóstico de diversas outras doenças, como dengue, zika e e também chikungunya.

O diretor de Relações Institucionais da JBS, Carlos Cidade, esteve no Lacen-DF para a entrega do equipamento. Ele explicou que “a doação faz parte das várias atividades desenvolvidas pela empresa por meio do programa ‘Fazer o bem, faz bem’, lançado durante a pandemia para contribuir com os órgãos públicos no enfrentamento ao novo coronavírus”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?