metropoles.com

Rosso, Izalci, Cristovam e Frejat ensaiam “união” contra Rollemberg

Encontro realizado na manhã desta quarta-feira (16/5) pode mudar os rumos da eleição no DF. Alírio disse estar surpreso com composição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
cristovam buarque, jofran frejat
1 de 1 cristovam buarque, jofran frejat - Foto: Arquivo pessoal

Um encontro realizado na manhã desta quarta-feira (16/5), na casa do deputado federal Rogério Rosso (PSD), pode mudar os rumos da eleição no Distrito Federal. O senador Cristovam Buarque (PPS) e Jofran Frejat (PR), pré-candidato ao Palácio do Buriti, assinaram um “comunicado” para sinalizar uma grande aliança que tem por objetivo bater o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) nas urnas. O socialista tentará a reeleição.

“Achamos por bem retomarmos as conversas e tentar a união em uma só chapa”, explicou Rosso. O anfitrião faz parte de um grupo que reúne, além de Cristovam, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), Alírio Neto (PTB) e Wanderley Tavares (PRB). Os três sonham em comandar o governo do DF.

A articulação, entretanto, não agradou alguns partidos até então aliados. Tido como uma das possibilidades de encabeçar a chapa pelo grupo, Alírio Neto disse ter sido surpreendido com a notícia e anunciou que está deixando a composição.

“Não existe a possibilidade de me unir a eles. Participei das conversas iniciais, e como não concordei com as decisões que estavam sendo tomadas, passei a construir outro caminho. Fiz isso antes e faço de novo”, afirmou. Conforme adianto o ex-distrital do PTB, ele passará a buscar novas possibilidades. “Amanhã, já irei ao encontro de Eliana Pedrosa (pré-candidata pelo Pros) e tentaremos uma nova composição”, disse.

Coalizão
Um dos objetivos, de acordo com Cristovam, é acalmar os ânimos de quem anseia pela definição das chapas nas próximas horas. “Não haverá um anúncio hoje. Nosso compromisso será tentar articular uma grande coalizão até o último momento”, afirmou o parlamentar.

Ao ser questionado se essa parceria incluiria dividir o palanque com Frejat, Cristovam fez mistério: “não exclui”. Segundo antecipou o senador, novos encontros em busca de uma “grande aliança” de oposição à Rollemberg ocorrerão nos próximos dias.

Veja o comunicado:

Reprodução

 

“Nossos caminhos podem seguir juntos porque temos, todos, o propósito de resgatar Brasília desta situação lamentável onde chegamos. Vamos sempre trabalhar para construir uma chapa que represente a mudança desejada pela cidade”, completou Jofran Frejat.

O tucano Izalci Lucas engrossa o discurso da construção de uma grande aliança. “Precisamos superar o debate de nomes e partidos. Temos um objetivo em comum. Não teria nenhum problema de dividir uma chapa com quem tem os mesmos compromissos”, garantiu.

Terceiro cotado a disputar o Palácio do Buriti, Wanderley Tavares (PRB) defende a aproximação com Frejat, mas diz não acreditar na junção das duas chapas. “Sou favorável desde que a negociação para a construção da chapa recomece do zero, mas não creio que ficará apenas uma chapa no final da história. Queremos mesmo é trazer o Frejat para cá”, disse ao descartar desistir da possibilidade de ser o escolhido como cabeça de chapa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?