metropoles.com

Polêmica com enfermeiras: deputado do DF critica Naiara Azevêdo

Jorge Vianna (Podemos) subiu à tribuna da Câmara Legislativa do DF para defender a categoria a qual representa: “Música causou mal-estar”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Youtube
Reproduçao18
1 de 1 Reproduçao18 - Foto: Reprodução / Youtube

Após polêmica gerada com entidades nacionais de enfermagem, as cantoras sertanejas Naiara Azevêdo e Gil Mendes acabaram sendo alvo de críticas também da Câmara Legislativa (CLDF) por causa de Boqueira, sucesso da dupla que leva o refrão “o meu desejo é que ele pegue uma boqueira/e que a rapariga não seja enfermeira”.

Representante da categoria na Casa, o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) enxergou tom pejorativo na canção, fato que o levou a pedir, da tribuna da Casa, retratação pública das artistas.

“Essa música está causando bastante descontentamento na classe. Como se falasse assim: ‘Olha, tomara que você pegue uma doença na boca e que a pessoa que você namore não trate essa doença’. O problema é que quando ela se refere à enfermeira, fica parecendo que a profissional é uma rapariga. Isso causou mal-estar na categoria, porque a gente já sofre assédio constantemente por conta da profissão. Me senti constrangido em ouvir o trecho tão pejorativo. Em nome da enfermagem brasileira, peço que haja nota da própria cantora”, discursou o parlamentar.

Antes da manifestação do distrital, vários conselhos regionais de enfermagem também divulgaram repúdio após a popularidade ganhada pela música sertaneja. “Não se pode admitir que, sob o manto da liberdade de expressão, as pessoas se utilizem deste tipo de manifestação de pensamento que ofende publicamente uma coletividade de mulheres enfermeiras”, registrou o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB).

Veja o discurso:

Esclarecimento

Nas redes sociais, Gil Mendes tentou esclarecer a questão. “Estou aqui tentando entender tudo o que está acontecendo, vendo os comentários, vendo a revolta, vendo até onde as pessoas vão com essa história de você chegar numa rede social e julgar, denegrir. Ouçam a canção, entendam a canção, eu falo exatamente o contrário do que vocês estão dizendo”, gravou a artista.

“Eu sei a importância que vocês [enfermeiros] têm, eu tenho muitos amigos enfermeiros, eu prestei vestibular para enfermagem. Eu jamais iria […] fazer uma coisa sabendo que a gente tem a internet, [jamais] eu iria gravar uma canção que fosse, no meu ponto de vista, tivesse agredindo vocês”, continuou.

Já Naiara Azevedo afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que apenas foi convidada pela colega para fazer participação especial na canção e que não é autora da obra.

Ouça a canção:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?