Parte do teto de três órgãos do GDF despenca após tempestade
Secretarias de Saúde e de Ciência e Tecnologia foram as mais afetadas. Escola de Governo também calcula prejuízos com inundação
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos três órgãos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) registraram grandes prejuízos após a tempestade ocorrida na manhã desta quinta-feira (07/11/2019) em Brasília.
As secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e a de Saúde foram inundadas pelas águas da chuva e registraram perda de equipamentos, como computadores e aparelhos de ar-condicionado.
Já na Escola de Governo (Egov), parte do teto despencou após uma infiltração chegar ao forro. De acordo com o Palácio do Buriti, apesar dos estragos, não houve registro de feridos.
O Metrópoles teve acesso às imagens que foram compartilhadas no grupo de WhatsApp do primeiro escalão do governo local. No material, é possível saber o tamanho dos estragos causados em decorrência do clima chuvoso (veja abaixo). Servidores denunciam a falta de repasses financeiros para serviços de manutenção preventiva para evitar esse tipo de ocorrência nos prédios públicos .
Veja a situação da Secretaria de Ciência e Tecnologia:
Embora questionado, o GDF não informou o valor dos recursos para a manutenção dos órgãos afetados pela chuva. Apenas a Secretaria de Saúde informou que, neste ano, liberou R$ 35.127.928,60 para manutenção predial de toda a rede ligada à pasta. O palácio ainda calcula o valor do prejuízo.
Recentemente, em outro episódio de temporal, vários pedaços do teto da Secretaria de Saúde já haviam caído pelo efeito da força das águas. A sala precisou ser interditada e os servidores foram removidos para outro ambiente.
A pasta reconheceu que, no episódio desta quinta-feira, parte do forro de gesso de mais uma sala cedeu. “Todas as providências estão sendo tomadas e servidores foram remanejados para outros setores. Ninguém se feriu”, registrou em nota enviada à coluna.
Veja as imagens:
De acordo com a SES, “estão vigentes 11 contratos de manutenção predial, todos com disponibilidade orçamentária e cuja execução fica a cargo dos respectivos executores. A Secretaria de Saúde informa que, neste ano, foram destinados R$ 35.127.928,60 para manutenção predial de toda a rede pública”.
Também em contato com a reportagem, a Escola de Governo (Egov) disse que o teto da sala de informática e telefonia cedeu, embora não tenha registrado “maiores danos”. Segundo o órgão, os estragos “não oferecem risco às atividade”. A instituição já solicitou reparo e argumenta que “realiza manutenções”.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia não havia se manifestado até a última atualização da reportagem.