Organização Pan-Americana da Saúde assina termo de cooperação com GDF
Troca de experiências e qualificação dos servidores da Saúde local objetivam ampliação da cobertura e do acesso à atenção primária
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde assinou com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na sexta-feira (18/12), um Termo de Cooperação Técnica Internacional para contribuir com a qualificação da gestão da pasta, visando o acesso universal à saúde pela população do Distrito Federal. É a primeira vez que os dois órgãos fecham a parceria.
De acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, “esse termo de cooperação vai trazer benefícios para o Distrito Federal que nunca mais acabarão”. O gestor ressaltou, ainda, que a secretaria terá fortalecimento técnico com o apoio da Opas. “Isso é grandioso, porque plantamos uma semente que logo se tornará uma árvore frutífera”, comparou.
O termo de cooperação vai contribuir para o aprimoramento das capacidades técnicas e institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do DF, por meio da geração e difusão de conhecimento, compartilhamento de tecnologias e qualificação dos processos de atenção e gestão em saúde. Segundo Okumoto, é necessário compartilhar conhecimento para trazer benefícios em momentos de crise.
Pela esfera federal, o Ministério da Saúde atuará como intermediário da parceria. “Iremos fortalecer nossas ações e essa cooperação é bastante oportuna. O Ministério da Saúde está à disposição para trabalhar com melhorias”, afirmou a diretora de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Andressa Degaut.
“Ter uma parceria com o Brasil nos proporciona mostrar o bom que o país tem ao mundo, sua solidariedade. Vivemos em tempos difíceis e quero parabenizar o trabalho de cada um que esteve na linha de frente da pandemia. Obrigada pelo lindo trabalho”, agradeceu a representante da Opas no Brasil, Socorro Gross.
Resultados esperados:
▪ Ampliação da cobertura e do acesso à atenção primária e a medicamentos;
▪ Garantia de regulação das filas para todos os procedimentos de média e alta complexidade;
▪ Garantia de qualidade do serviço em saúde;
▪ Otimização dos processos de gestão da saúde.