metropoles.com

MPDFT recorrerá da absolvição de José Gomes por coação eleitoral

Distrital foi condenado a 4 anos, 5 meses e 16 dias de cadeia em regime fechado por corrupção eleitoral, mas promotor pede sentença maior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Deputado faz mudança radical no visual e confunde servidores da CLDF
1 de 1 Deputado faz mudança radical no visual e confunde servidores da CLDF - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) decidiu recorrer da decisão da Justiça que absolveu o deputado distrital José Gomes (PSB) do crime de coação eleitoral. Ele já foi condenado pela 10ª Zona Regional Eleitoral a 4 anos, 5 meses e 16 dias de cadeia em regime fechado por corrupção eleitoral, além do pagamento de 45 dias-multa, mas acabou inocentado da outra acusação feita pela 10ª Promotoria de Justiça Eleitoral.

Com isso, o caso segue agora, em grau de recurso, para análise do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Conforme revelado pelo Metrópoles, José Gomes foi acusado de abuso de poder econômico e coação de funcionários da empresa Real JG Serviços Gerais durante a campanha eleitoral de 2018. O socialista teria ameaçado de demissão aqueles que não o apoiassem à Câmara Legislativa. Pelo menos 12 empregados da Real JG teriam sido desligados da empresa por esse motivo. O parlamentar nega todas as acusações.

Para o Ministério Público Eleitoral (MPE), “há comprovação robusta e contundente da concretização de ações que denotam emprego nocivo de recursos patrimoniais geridos ou controlados por agente com a finalidade de afetar a legitimidade e a normalidade do pleito em benefício do candidato”. No entendimento do órgão, a atitude comprometeu a lisura do processo eleitoral.

Para a juíza Andréia Lemos Gonçalves de Oliveira, as investidas contra os funcionários da empresa Real JG tiveram caráter continuado. Na decisão, ela não encontrou motivos para reduzir a pena do réu, mas apontou pelo menos sete crimes do parlamentar.

Procurado pela coluna, o distrital se manifestou por meio da assessoria de imprensa. “O deputado José Gomes reforça uma vez mais que não cometeu nenhum ato ilícito, e se encontra julgado por supostas atitudes que, se cometidas, o foram por terceiros e jamais sob seu comando. A sentença se encontra com vícios que serão suplantados pelo TRE. Os advogados já trabalham com a tese recursal e irão recorrer da decisão. O parlamentar reafirma a confiança na Justiça”, pontuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?