Mesa Brasil arrecadou 1,3 mil tonelada de alimentos doados a 313 instituições do DF
Durante evento para divulgar balanço, Sesc-DF homenageou os 172 principais doadores, que beneficiaram 77 mil pessoas carentes da capital
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos principais pilares do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF), o programa Mesa Brasil arrecadou neste ano 1.300 tonelada – o equivalente a 1,3 milhão de quilos – de alimentos que foram doados e direcionados para 313 instituições sociais do Distrito Federal. No total, 77 mil pessoas carentes foram beneficiadas com a iniciativa de 172 doadores diferentes. Além de produtos alimentares, outros 184 mil itens de limpeza, higiene e vestuário também chegaram nessas entidades sem fins lucrativos.
Devido à pandemia e os riscos de infecção pelo novo coronavírus, o balanço foi divulgado durante uma transmissão on-line, realizada na tarde dessa quinta-feira (3/12), quando os doadores foram homenageados.
Durante o evento, o braço social da Federação do Comércio (Fecomércio-DF) anunciou, ainda, a criação de um aplicativo em parceria com a Defensoria Pública (DPDF), para facilitar o acesso de pessoas em situações de vulnerabilidade às orientações jurídicas.
“Na capital, se imagina que não tem fome, mas há uma realidade de muita vulnerabilidade social, com muita gente passando necessidade”, disse Francisco Maia, presidente do Sistema Fecomércio e do Conselho Regional do Sesc e Senac no DF. “Nesse ano de pandemia, quando muitos segmentos pararam, nós persistimos, aumentamos a nossa produtividade, porque sabíamos que teria mais gente necessitada, e com isso, conseguimos alcançar nossa metas”, completou.
Pandemia
Diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro (foto em destaque) pontuou sobre outras ações sociais da entidade para tentar minimizar os impactos da pandemia mundial na população local mais carente.
“Todas as áreas do Sesc se superaram: hoje vendemos 4 mil refeições a preços acessíveis por dia; a nossa área de assistência cresceu muito com atendimentos internos e virtuais e a área de saúde teve um número de atendimentos recorde em relação ao ano passado”, disse.
Implementado em 2003 no Sesc-DF, o Mesa Brasil Sesc é um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Pioneiro no Distrito Federal, tem como finalidade garantir o direito à alimentação. A entidade busca doações onde sobram e as entregam onde falta, com o objetivo de cooperar para a redução das desigualdades e aumentar a inclusão social.