Idealizada pela iniciativa privada, Praça das Avós é inaugurada na 506 Sul
Complexo parte do programa Adote Uma Praça e passou a funcionar nesta sexta-feira (19/09) como parte da revitalização da W3 Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à pandemia do novo coronavírus, empresários da W3 Sul se reuniram para reformar um beco na 506 com o objetivo de ajudar na revitalização da tradicional avenida de Brasília. Batizada de Praça das avós, o novo espaço fica na passagem entre os blocos comerciais B e C da quadra e integra o projeto do Adote Uma Praça, coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais do Governo do Distrito Federal.
A obra de revitalização contou com a substituição do piso de concreto; construção de rampa de acessibilidade pela W2; pintura da banca de revista já existente no local; colocação de tablado fixo; criação de mobiliário urbano como cinzeiros, bebedouros, bancos, bicicletário, mesas de xadrez; e ainda a iluminação adicional.
“Nós visualizamos aquela área como uma praça, que agora será batizada de Praça das Avós, já que Brasília com os 60 anos de idade é agora uma jovem avó”, esclareceu Miguel Galvão, um dos empresários responsáveis pela reforma.
Oportunidade de negócios
No espaço de 400 metros quadrados, começaram a funcionar quatro lojas de alimentação, quatro de moda e design de móveis, dois estúdios de tatuagem, oito escritórios, uma mercearia colaborativa com 18 empreendedores itinerantes e mais 36 nichos colaborativos. Neste momento de distanciamento social, a parte de restaurantes está atendendo apenas no balcão ou no sistema de delivery.
Veja como ficou:
“São mais de 100 famílias envolvidas nesse projeto. Temos visto empresários que gastam R$ 2 milhões em obras e não trocam a calçada em frente, porque acham que o governo tem que fazer tudo”, ponderou Galvão.
Para o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, a iniciativa começa a transformar as quadras da W3 Sul numa grande oportunidade de negócios. “A W3, que já foi considerada a mais importante avenida comercial de Brasília, começou a atrair novamente novos investimentos e o Adote Uma Praça é um programa que estimula empresários e cidadãos a melhorarem a cidade”, explicou.
Adote Uma Praça
Desde que foi criado, em 2019, o Adote Uma Praça já recebeu 57 pedidos de adoção. Desses, já estão em funcionamento 10 projetos, em 15 regiões administrativas do DF, com obras em andamento dentro do programa.
“Acredito que esse programa veio para mostrar que Brasília deixou de ser aquela capital do ‘não pode’ para se transformar na cidade do ‘do que podemos fazer’”, defendeu o empresário Miguel Galvão. Segundo ele, novas atividades para a W3 Sul estão sendo estudadas e, em breve, o corredor entre a 504 e a 508 vai se transformar num novo eixo cultural.