metropoles.com

Ibaneis sobre pacote de Moro: “Nada de efetivo para crimes comuns”

Governador está em Portugal, onde foi orador sobre painel de Segurança Pública e elogiou a gestão compartilhada das escolas com a PM

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
WhatsApp Image 2019-04-23 at 00.30.02
1 de 1 WhatsApp Image 2019-04-23 at 00.30.02 - Foto: Divulgação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), marcou posicionamento, nessa segunda-feira (22/04/2019), durante sua estreia como orador do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal. Ao lado de figurões do universo jurídico, o emedebista  criticou duramente o pacote anticrime enviado ao Congresso Nacional pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Segundo o chefe do Executivo local, as resoluções propostas pelo integrante da equipe do presidente Jair Bolsonaro (PSL) são insuficientes.

“É importante falar sobre corrupção, mas o que está acontecendo ali na esquina é o furto, a droga. O pacote está todo voltado para crime organizado e a corrupção. Para os crimes que mais atormentam a população, não vejo nada efetivo. Ainda falta integração com secretarias de Segurança, governadores, que são quem garantem a segurança”, disparou. Moro também participava do mesmo evento e  defendeu as medidas propostas pouco antes das declarações do governador do DF.

Um dos sete oradores do painel do dia, Ibaneis elogiou e defendeu a gestão compartilhada de escolas públicas com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). “A combinação de polícia e escola é boa por que, além de segurança, gera disciplina”. Segundo o emedebista, existe “uma fila” de unidades de ensino que pedem o mesmo modelo de gestão.

O governador do DF afirmou ter ido ao evento internacional para colher impressões sobre assuntos relacionados à segurança mundial, mas sobre o DF Ibaneis ponderou que, embora não haja integração entre as polícias locais, reconhece já haver avanços na área, como a criação de pagamento por folga trabalhada para policiais. “Isso deve melhorar o cenário”, frisou. A medida auxiliou na reabertura por 24 horas de delegacias de polícia.

Reprodução/Facebook

Divergências com Moro
Não é de agora que Moro e Ibaneis trocam farpas públicas. As divergências começaram após o número 1 do Palácio do Buriti tomar conhecimento, pela imprensa, sobre a transferência dos principais líderes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) para o Presídio Federal de Brasília. Entre os criminosos está Marcos Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola, principal comandante da facção.

Ibaneis tentou demover do titular do Ministério da Justiça a decisão da transferência do grupo, mas Sergio Moro manteve o posicionamento. O fato incomodou o governador emedebista.

Desde o episódio, foi a primeira vez que as duas autoridades foram vistas publicamente no mesmo local. Embora morem a poucos quilômetros de distância um do outro, foram se encontrar no país lusitano, onde Ibaneis palestrou justamente no painel sobre segurança pública, a área de Moro.

Fórum Jurídico
Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes comanda, em Lisboa, evento promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), instituição da qual é sócio-fundador, e, anualmente, promove uma semana de debates jurídicos. Neste ano, o tema é Justiça e Segurança.

Entre os palestrantes deste ano, estão o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM); o presidente da Câmara dos Deputados (DEM), Rodrigo Maia; o ministro da Justiça, Sergio Moro; e o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB); entre outros. O Fórum Jurídico vai até o dia 24/04/2019.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?