metropoles.com

GDF quer habilitar 175 leitos convencionais em unidades de Covid-19

Pedido foi encaminhado ao Ministério da Saúde e, se autorizado, ajudará a Secretaria de Saúde a monitorar pacientes com a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paciente internado com máscara contra coronavírus
1 de 1 Paciente internado com máscara contra coronavírus - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende turbinar a rede pública de saúde com mais 175 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes com o quadro considerado grave em decorrência da infecção pela Covid-19. Em pedido encaminhado ao Ministério da Saúde nessa terça-feira (4/8), o titular da pasta do Distrito Federal, Francisco Araújo Filho, explica que as essas vagas serão distribuídas em cinco hospitais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

O documento foi direcionado para Rafael Leandro de Mendonça, coordenador-geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar do órgão federal. Ainda não há prazo para essa liberação.

De acordo com o secretário de Saúde, apenas o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) receberá 90 novos leitos de UTIs aparelhados com suporte respiratório. Além disso, o Hospital de Base (HBDF) terá um aditivo de 45 lugares com equipamentos necessários para atendimento aos pacientes com síndrome respiratória.

Unidade de referência no tratamento de Sars-Cov-2 no Distrito Federal, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) também será contemplado e deve receber 20 novos leitos de UTI para Covid-19. Já o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) serão beneficiados com 10, cada um.

Confira a distribuição: 

À coluna, a Secretaria de Saúde informou que atualmente há 133 leitos de UTI em processo de habilitação pelo Ministério da Saúde. O prazo é de acordo com a demanda do órgão federal.

“A habilitação é pública, sempre publicada no Diário Oficial da União, conforme as portarias do MS”, completou a pasta.

A preocupação com novos leitos pela Secretaria de Saúde é reflexo do pico da pandemia regional causada pelo coronavírus. Para se ter ideia, o Distrito Federal registrou 26 óbitos em decorrência da Covid-19 até a noite de terça-feira. Com essas notificações, o número de mortes desde o início da pandemia chega a 1.572.

Do total de falecimentos, 1.429 são de moradores do DF e 143 de pacientes de outras unidades da Federação que estavam em tratamento na rede de saúde brasiliense. Ainda segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, dos 750 leitos para Covid-19 existentes na rede pública local, há apenas 205 deles vagos, o que representa 71,69% de ocupação.

Veja a situação da pandemia no DF (dados da noite de terça-feira):

4 imagens
1 de 4

Reprodução
2 de 4

Reprodução
3 de 4

Reprodução
4 de 4

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?