metropoles.com

GDF exonera comissionados da Agefis para criar estrutura do DF Legal

O decreto que dá o novo escopo da pasta foi publicado no DODF dessa sexta-feira (14/06/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Agefis predio
1 de 1 Agefis predio - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), exonerou todos os ocupantes dos cargos de natureza política, especial e em comissão da Agência de Fiscalização (Agefis), a fim de criar a estrutura administrativa do órgão substituto, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal). Titular do DF Legal, Georgeano Trigueiro explicou, contudo, que não haverá mudanças de nomes, e os exonerados devem ser renomeados em seguida, para evitar descontinuidade do trabalho.

Entre os demitidos constam diretores, superintendentes e assessores das diversas divisões da autarquia. O decreto que dá o escopo da nova pasta foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa sexta-feira (14/06/2019).

O documento traz, ainda, a hierarquia do DF Legal. A Unidade de Instrução e Análise de Recursos (Uniar) será responsável por acolher, instruir e julgar, em primeira instância, reclamações, representações, impugnações, recursos e processos decorrentes da fiscalização de atividades urbanas e da fiscalização de resíduos.

Será da Junta de Análise de Recursos (JAR), subordinada à Uniar, a atribuição de julgar em segunda e última instâncias processos administrativos fiscais e de exigência de créditos tributários e não tributários oriundos do exercício do poder de polícia. Segundo Trigueiro, a repartição contará com servidores e representantes da sociedade civil. “Ela [a JAR] trabalha em nível de independência, e os integrantes são conselheiros.”

Trigueiro disse que a pasta terá mais agilidade mantendo a mesma despesa de antes. “Mas conseguimos que as demandas sejam distribuídas com maior agilidade e desburocratização das ações”, ponderou.

Após a publicação do decreto que trata da estrutura administrativa do DF Legal, o Regimento Interno da secretaria deverá ser publicado no prazo de 90 dias.

Confira a estrutura administrativa do DF Legal:

Decreto DF Legal by on Scribd

A extinção da Agefis e a criação do DF Legal foram publicadas no DODF em 17 de maio de 2019. De acordo com a lei sancionada pelo governador, o novo órgão de controle do Governo do Distrito Federal (GDF) vai executar as políticas de proteção da ordem urbanística, combater o uso, a ocupação e o parcelamento irregular do solo, coordenar a implantação e administrar a arrecadação de preços públicos e das taxas de suas competências.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?