GDF cria roteiro com obras de Athos Bulcão pelo 102º aniversário do artista
Iniciativa da Secretaria de Turismo conta com apoio da Google Maps e da Camelo Bike Tour para homenagear o mosaicista
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Turismo decidiu criar mini roteiros urbanos pelo Plano Piloto para que brasilienses e visitantes possam conhecer as obras acessíveis de Athos Bulcão e que estão expostas gratuitamente em vários pontos da capital federal. A ideia é apenas uma das homenagens ao 102º aniversário de um dos mais simbólicos artistas plásticos que atuaram na construção de Brasília.
Com o projeto Julho em Quatro Athos, a pasta lembra da importância artística do ceramista, escultor e também mosaicista, já que foi com o uso de azulejos que ele conseguiu dar notoriedade à própria criatividade. Bulcão morreu em 2008, aos 90 anos, após uma parada respiratória.
Atualmente, suas obras podem ser vistas em vários pontos da cidade: Congresso Nacional, Igrejinha da entrequadra 307/308 Sul, SQN 107, aeroporto, Catedral, Torre de TV, Palácio do Itamaraty e Setor Militar Urbano, entre outros.
“O nosso projeto é um reconhecimento ao legado desse grande artista durante todo o mês julino. Athos foi responsável pela identidade visual de Brasília e coloriu a cidade com seu talento e sensibilidade. Com o apoio da Fundação Athos Bulcão, celebraremos a sua obra e seu 102º aniversário”, disse a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
Veja algumas obras de Athos Bulcão pela cidade:
Arquitetura moderna
Para o presidente da Fundação Athos Bulcão, Paulo Brum, Brasília é o maior centro mundial de arquitetura moderna e que se transformou nessa grande obra pelas mãos de talentosos artistas como Athos Bulcão, cujos trabalhos podem ser vistos o tempo inteiro em vários locais.
“A Fundação tem um papel muito importante de recuperar e preservar a memória desse grande artista que produziu a partir da cidade que era sua base. Esse projeto da Secretaria de Turismo é de grande importância porque dá visibilidade ao trabalho genial de Athos Bulcão”, destacou.
Além dos roteiros, que terão modalidades a pé, de carro ou bicicleta, disponibilizados gratuitamente no Google Maps, a pasta realizará uma série de entrevistas abordando a contribuição de Athos para o design, arquitetura, moda e a identidade cultural de Brasília.
Participarão estudiosos e personalidades que conviveram com o artista. As entrevistas serão no formato live e transmitidas todas as quartas-feiras do mês de julho, às 20h, nas redes sociais da Setur-DF.