metropoles.com

GDF avalia manter fechados eventos, boates, torneios, teatros e cinemas

Medidas são objetos de estudos pela equipe técnica do Palácio do Buriti e dependem da validação do governador Ibaneis Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
Brasília (DF), 12/10/2019. Aniversário de 58 anos de Lino Fructuoso com a festa Flash Back Dance. Local: Pink Elephant. Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 12/10/2019. Aniversário de 58 anos de Lino Fructuoso com a festa Flash Back Dance. Local: Pink Elephant. Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles - Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

Mesmo com o anúncio da possível retomada da maior parte das atividades locais até o fim de julho, o Governo do Distrito Federal (GDF) avalia manter a proibição de funcionamento de casas noturnas, campeonatos e torneios desportivos que causem aglomeração pública, além de eventos que dependam de alvará dos órgãos locais.

De acordo com o documento obtido pelo Metrópoles, a prorrogação do fechamento dessas atividades também atinge cinemas, teatros e apresentações culturais de qualquer natureza.

A única exceção é a modalidade drive-thru, “desde que as pessoas permaneçam dentro de seus veículos” e esteja proibida a comercialização de produtos, além de ser exigida a distância mínima de dois metros entre cada veículo estacionado.

Mesmo com o estudo de um possível protocolo de segurança, a avaliação de autoridades locais é a de que ainda é cedo para liberar essas atividades, conhecidas por reunir grande número de pessoas em espaços que são, geralmente, fechados.

4 imagens
Shows também seguem proibidos na capital por causa do coronavírus
Boates também seguem impedidas de serem abertas
Cinema não pode, a não ser que os espectadores fiquem dentro dos carros
1 de 4

Partida do Flamengo terá público pela primeira vez no DF desde o começo da pandemia de Covid-19

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 4

Shows também seguem proibidos na capital por causa do coronavírus

Pexels
3 de 4

Boates também seguem impedidas de serem abertas

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 4

Cinema não pode, a não ser que os espectadores fiquem dentro dos carros

Igo Estrela/ Metrópoles

 

Flexibilização

O Metrópoles noticiou, na sexta-feira (29/06) e nessa terça-feira (30/06), que esses dias eram estudados pelo governo para liberação das atividades.

O atendimento em todas as creches da capital do país, contudo, permaneceria suspenso por causa de uma ação judicial. O documento prevê que a Secretaria de Educação do DF deve adotar medidas para reduzir o valor dos contratos enquanto durar a suspensão determinada pela Justiça.

A recomendação oficial é para que a circulação de pessoas do grupo de risco (idosas, crianças, gestantes) que tenham comorbidades “se limite às necessidades imediatas de alimentação e saúde, evitando-se, ainda, qualquer movimentação de pessoas no âmbito do DF que não seja para o exercício de atividades imprescindíveis.

O funcionamento das escolas, universidades e faculdades públicas seria possível a partir do dia 3 de agosto. O documento ainda observa que todos os estabelecimentos liberados devem seguir protocolos e medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias a fim de evitar proliferação do novo coronavírus.

Em entrevista à coluna Grande Angular nessa terça, o governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou a flexibilização de mais atividades até agosto, incluindo escolas públicas e privadas. Mas ponderou: “Estamos tomando todas as precauções possíveis para ter recursos disponíveis e fazer a reabertura com toda a segurança. Há duas formas de eu lidar com a situação: ‘Fechar os olhos para o fato de que manicures e cabeleireiras estão indo na casa das clientes ou trabalhando à meia-porta nas periferias, ou encarando de frente a questão e dando condições sanitárias adequadas para que o comércio funcione. Vou optar pela forma correta de se fazer’”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?