metropoles.com

GDF avalia criar fundo garantidor para socorrer empresas locais

Tema foi debatido durante videoconferência com representantes do Buriti, parlamentares e representantes do setor produtivo local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

As dificuldades de acesso aos benefícios anunciados pelo governo federal durante a pandemia do novo coronavírus incentivaram o setor produtivo a realizar uma videoconferência, na sexta-feira (17/04), com representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e da bancada local na Câmara dos Deputados para debaterem saídas para a crise econômica causada pelo novo coronavírus.

Uma das soluções discutidas foi a criação de um fundo garantidor para agilizar a liberação de recursos para micro e pequenas empresas que enfrentam a recessão da quarentena. Pela proposta apresentada ao Executivo local, a verba sairia do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), criado em 1988 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste por meio de liberação de créditos.

Um dos principais empecilhos para o acesso desses estabelecimentos às linhas de crédito é a ausência, por parte dos pequenos empresários, de garantias de contrapartida, relataram as federações e entidades do setor produtivo e da indústria. A proposta foi formalizada ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Coutinho, presente na teleconferência.

“Sob o comando do governador Ibaneis Rocha, o Distrito Federal, por abrigar a capital da República, tem a obrigação de se antecipar na atuação com o governo federal para o combate a Covid-19, unindo recursos e otimizando ações nas áreas da saúde e da economia”, declarou o secretário de Economia, André Clemente, durante a conversa.

Caixa

Durante a reunião, foi proposta que o governo local solicite à Caixa Econômica Federal (CEF) a liberação de mais recursos para o Distrito Federal e, ainda, a criação de um comitê de crise, composto por áreas econômicas do GDF, setor produtivo e parlamentares.

“Já estou em contato com a Caixa Econômica e pretendo viabilizar uma reunião onde já poderíamos contar com os membros deste comitê para mediarmos ações diretas voltadas ao Distrito Federal”, disse a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF).

Além dos presidentes das federações do Comércio (Fecomércio), Indústrias (Fibra), Associação Comercial, Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas, participaram também do encontro os deputados Professor Israel Batista (PV-DF) e Bia Kicis (PSL-DF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?