metropoles.com

Drones encaixotados adiam economia de operações especiais da PCDF

Equipamentos foram adquiridos no ano passado, mas não chegaram às delegacias especiais. Policiais tiveram treinamento em Miami

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Youtube/Reprodução
drone
1 de 1 drone - Foto: Youtube/Reprodução

A demora para liberar sete dos 12 drones modelo Phantom 4 DJI Standard destinados às delegacias especializadas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) causou desconforto na categoria. Em agosto do ano passado, oito policiais civis, entre agentes de polícia e peritos criminais, viajaram para Miami, nos Estados Unidos, para serem treinados sobre o manuseio do equipamento aéreo. Mas, desde que foi comprado, em setembro de 2017, parte do material ficou encaixotada à espera de decisão administrativa.

A tecnologia poderia ser usada para, por exemplo, investigar detalhes de locais alvejados por operações policiais. Dessa forma, não haveria necessidade de se utilizar o helicóptero da corporação, o que reduziria sensivelmente os gastos da PCDF. Segundo um especialista ouvido pela coluna, um voo da aeronave pode custar até R$ 6 mil aos cofres públicos. Cada unidade dos drones adquiridos pode ser encontrada por cerca de R$ 4 mil em sites de venda.

Alguns órgãos distritais – como a Agência de Fiscalização (Agefis), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e o Instituto de Criminalística da própria Polícia Civil – já usam a tecnologia para fiscalizações e operações especiais.

Procurada pela coluna, a Divisão de Comunicação da PCDF disse que, atualmente, “a direção-geral da PCDF está em fase final de preparação da normatização do manuseio interno dos equipamentos, tendo em vista as rígidas exigências dos órgãos reguladores e visando a segurança do tráfego aéreo. Essa normatização conta com orientação, inclusive, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.

Ainda segundo a corporação, “a Academia de Polícia (APC) vem promovendo cursos de capacitação de servidores, conforme exigência dos órgãos reguladores. Até o mês de fevereiro, a APC já habilitou 31 policiais”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?